Panorama da obra fílmica de Tennessee Williams em Hollywood na década de 1950: o código Hays, o mainstream e a ruptura cultural

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2025v27n2ID40536

Resumen

O foco central deste artigo é a análise da transição da dramaturgia de Tennessee Williams para o cinema hollywoodiano nos anos 1950. Investiga como as obras teatrais, que abordavam pautas tabu, foram adaptadas para o cinema sem perder seu impacto crítico e psicossocial. Ao examinar como Hollywood lidou com esses temas, especialmente sob a censura do Código Hays, entende-se as estratégias de suavização e as implicações culturais dessas adaptações. O estudo explora as concessões feitas e os recursos visuais e narrativos usados pelos diretores para contornar a censura, revelando as contradições da sociedade e como esses filmes pavimentaram o caminho para maior liberdade artística nos anos seguintes. Desta forma, identifica a contribuição e o impacto desses trabalhos para a Hollywood naquele momento histórico.

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Biografía del autor/a

Luis Marcio Arnaut de Toledo, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Artes pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), tendo realizado estágio pós-doutoral no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (IA-UNICAMP). É ator, tradutor, dramaturgista e arte-educador. É pesquisador independente, vinculado à Universidade de São Paulo (USP).

Publicado

03-12-2025

Cómo citar

TOLEDO, Luis Marcio Arnaut de. Panorama da obra fílmica de Tennessee Williams em Hollywood na década de 1950: o código Hays, o mainstream e a ruptura cultural. Revista do GELNE, [S. l.], v. 27, n. 2, p. e40536 , 2025. DOI: 10.21680/1517-7874.2025v27n2ID40536. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/40536. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Artigos