O discurso expositivo escrito no ensino fundamental. um enfoque cognitivista e seus desdobramentos didáticos
Palavras-chave:
Discurso expositivo, Discurso didático, Lingüística CognitivaResumo
Propomos uma análise do discurso didático expositivo escrito, em textos do ensino fundamental, focalizando dois aspectos principais. Em primeiro lugar, consideramos o funcionamento cognitivo desse tipo de discurso, com base nas perspectivas de Bruner (1998; 2001) e Bronckart (1999). Em segundo lugar, examinamos algumas de suas principais estruturas semânticas, a partir da abordagem da lingüística cognitiva (Langacker. 1987; 1991; 1999; 2000). Examinamos, ainda, os desdobramentos didáticos sugeridos por essa analise.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
26-02-2016
Como Citar
PASSEGGI, L. O discurso expositivo escrito no ensino fundamental. um enfoque cognitivista e seus desdobramentos didáticos. Revista do GELNE, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–5, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9133. Acesso em: 4 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.