O discurso expositivo escrito no ensino fundamental. um enfoque cognitivista e seus desdobramentos didáticos

Autores/as

  • Luís Passeggi

Palabras clave:

Discurso expositivo, Discurso didático, Lingüística Cognitiva

Resumen

Propomos uma análise do discurso didático expositivo escrito, em textos do ensino fundamental, focalizando dois aspectos principais. Em primeiro lugar, consideramos o funcionamento cognitivo desse tipo de discurso, com base nas perspectivas de Bruner (1998; 2001) e Bronckart (1999). Em segundo lugar, examinamos algumas de suas principais estruturas semânticas, a partir da abordagem da lingüística cognitiva (Langacker. 1987; 1991; 1999; 2000). Examinamos, ainda, os desdobramentos didáticos sugeridos por essa analise.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

26-02-2016

Cómo citar

PASSEGGI, L. O discurso expositivo escrito no ensino fundamental. um enfoque cognitivista e seus desdobramentos didáticos. Revista do GELNE, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–5, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9133. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos