A escrita como uma prática social situada: formas de contextualização

Autores

  • Maria do Socorro Oliveira

Palavras-chave:

contexto de escrita, leitura, cultura.

Resumo

Face ao reconhecimento de que um texto não é um fenômeno estritamente lingüístico, este estudo pretende destacar o processo interativo que se estabelece na construção textual, centrando-se na reflexão sobre a relação texto e contexto. Com vistas a esse aspecto, elegemos como unidade de análise textos produzidos por alunos de 3ª série do ensino fundamental, inseridos em situações de escrita colaborativa centradas no par criança/criança. Julgamos que essa análise nos permitirá compreender que o contexto é um recurso relevante para elucidar a forma textual e as práticas construtivas que subjazem à sua produção.

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Publicado

26-02-2016

Como Citar

OLIVEIRA, M. do S. A escrita como uma prática social situada: formas de contextualização. Revista do GELNE, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–6, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9136. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos