A organização de repertório verbais no discurso de crianças

Autores

  • Ana Cristina Pelosi S. de Macêdo

Palavras-chave:

Discurso, criança, repertório verbais.

Resumo

Qual é a natureza dos esquemas mentais formadospor crianças na fase pré-escolar e nos primeirosanos de escola? Como estes se desenvolvem? Queestrutura apresentam e como estas se manifestam noseu repertório verbal1 ?O presente trabalho enfoca as questões acima,assumindo para tanto uma visão construtivista da organizaçãodo conhecimento, onde fatores de ordemambiental e sociocultural desempenham um papelcentral na formação dos processos cognitivos.Ao contrário da visão puramente inatista deque as faculdades psicológicas já são como que préprogramadasnos seres humanos cabendo ao meiosocial apenas extraí-las do indivíduo, acreditamos quequalquer facilitação inata para a formação dos processosmentais superiores precisa ser desencadeadae positivamente reforçada a partir de estímulos recebidosdo meio que o cerca. Deste modo, as representaçõesmentais, quer sejam decorrentes de experiênciasperceptivas, quer incorporem abstrações denatureza simbólica, assim como a linguagem, desenvolvem-se a partir da interação significativa dacriança com o mundo físico no contexto sócio-históricocultural ao qual pertence.

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Publicado

18-02-2016

Como Citar

DE MACÊDO, A. C. P. S. A organização de repertório verbais no discurso de crianças. Revista do GELNE, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 96–101, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9288. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos