Uma visão discursiva da aula de leitura: regras organizacionais e relação de poder.

Autores

  • Maria Cristina Lírio Gurgel

Palavras-chave:

Visão discursiva, regras organizacionais, relação de poder

Resumo

Este estudo objetiva descrever e configurardiscursivamente o canevas (Cicurel, 1994) – conjuntode regras que constitui um conhecimento partilhado,através do qual professor e alunos de 1ª, 2ª e3ª séries da escola fundamental constroem, em coautoria,o discurso na aula de leitura em língua materna(português).Do ponto de vista teórico-metodológico, assume-se a posição de Orlandi (1988), segundo a qualo discurso1 só pode ser apreendido no processo deinterlocução, uma vez que a significação ocorre nointervalo criado pelos interlocutores: o centro nãose encontra nem no eu (pessoa que fala) nem no tu(pessoa com quem se fala), na medida em que o domíniodesses interlocutores é parcial e só tem unidadeno texto.

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Publicado

18-02-2016

Como Citar

GURGEL, M. C. L. Uma visão discursiva da aula de leitura: regras organizacionais e relação de poder. Revista do GELNE, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 113–116, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9290. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos