Uma análise perceptual do acento secundário no português brasileiro
Palavras-chave:
acento secundário, português brasileiro, FonologiaResumo
Neste artigo, apresentamos resultados de pesquisa experimental sobre o acentosecundário em português brasileiro, especialmente na variedade falada na cidade de Porto Alegre.Tomamos como base a análise fonológica de Collischonn (1994) e a análise acústico/perceptual deMoraes (2003). Nesta pesquisa, adotamos a metodologia de Moraes (2003) que consiste na gravaçãode frases lidas por locutores e posterior audição por falantes de português. Com base no julgamentodesses falantes, procuramos determinar a ocorrência de acento secundário e sua localização,buscamos também verificar se este acento manifesta-se mais de uma vez em um mesmo vocábulo.Nossos resultados apontam que, em geral, um acento secundário é percebido de forma consistentena pretônica inicial, mas também, é possível que se manifeste na 2a sílaba pretônica em um númeromuito reduzido de palavras. Percebemos ainda indicativos para a incidência de mais de umaproeminência secundária por vocábulo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
03-03-2016
Como Citar
KELLER, T. Uma análise perceptual do acento secundário no português brasileiro. Revista do GELNE, [S. l.], v. 13, n. 1/2, p. 1–12, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9333. Acesso em: 14 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.