Mundo do Brasil: natureza e virtude
Palavras-chave:
Exórdio, Decoro, Retórica, Livro, Barroco.Resumo
Este texto apresenta a idéia de que os discursos exordiais seiscentistas compõem o início do livro, fazendo portanto parte do seu universo retórico. Para isto, aciono o conceito retórico de proêmio como a parte do discurso que, ao iniciá-lo, satisfaz já o artifício de captação de sua atenção, docilidade e interesse, como prevê a retórica, desde modelos antigos. O texto traz resumos de princípios teóricos de aplicação de pressupostos retóricos aos discursos preambulares do livro seiscentista circulante no Brasil e em Portugal: princípios da permeabilidade, adequação ou decoro, brevidade e civilizatório, (pelo elogio do leitor). Como ilustração, faço uma análise dos discursos preambulares do livro de sermões alegóricos do frei António do Rosário, no século XVII: Frutas do Brasil numa nova e ascética monarquia consagrada à santíssima senhora do Rosário, publicado no ano de 1702.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
03-03-2016
Como Citar
DE CARVALHO, M. do S. F. Mundo do Brasil: natureza e virtude. Revista do GELNE, [S. l.], v. 12, n. 1/2, p. 32–37, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9351. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.