O papel da sociolinguística no ensino da escrita padrão

Autores

  • Maria Eugenia Duarte
  • Jania Martins Ramos

Palavras-chave:

Sociolinguística, ensino da escrita, escrita padrão

Resumo

Muito já se conhece sobre as diferenças entre a fala e escrita e sabemos que tanto a escrita quanto a fala podem veicular textos vazados em dialeto padrão ou em dialeto não padrão. Se nos ativermos ao papel social da escola, concebida como instituição mantida pelo estado como o propósito de oferecer precondições para ascensão social, é quase consensual a suposição de que o professor tem um compromisso com o ensino  de textos vazados em dialetos padrão quer falados quer escritos . Em outras palavras, ainda que o professor tenha como objeto de interesse as inúmeras situações escolares de uso da língua, não se pode negar seu papel fundamental na tarefa de levar o aluno a produzir textos em dialetos padrão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06-05-2016

Como Citar

DUARTE, M. E.; RAMOS, J. M. O papel da sociolinguística no ensino da escrita padrão. Revista do GELNE, [S. l.], v. 5, n. 1/2, p. 91–96, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9439. Acesso em: 25 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos