Práticas de letramento e multimodalidade: uma análise sobre o uso do gênero “meme” na sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2017v19n2ID12046Keywords:
letramento, gêneros textuais, gêneros multimodais, “memes”Abstract
O trabalho com a multimodalidade e multiletramento se caracteriza como uma ferramenta que viabiliza cada vez mais as práticas na sala de aula que, hoje, tem sido um grande desafio frente às novas tecnologias surgidas ao longo do tempo, possibilitando, dessa forma, o aparecimento de novos gêneros discursivos. As pessoas estão ficando cada vez mais “visuais” e essa comunicação por meio de representações textuais atreladas a imagens, gestos e arranjos não-padrões, chamados de gêneros multimodais, teve um aumento consideravelmente maior no cotidiano das pessoas. O exemplo mais notório são os chamados “memes”, gênero muito difundido nas redes sociais e que se tornou popular diante da sua função de humor e crítica social. Considerando o “meme” como um gênero multimodal, em especial por fazer parte do cotidiano de muitos jovens, este trabalho tem como objetivo mostrar a importância deste gênero como recurso didático a ser trabalhado nas aulas de língua portuguesa do ensino médio enfatizando o desenvolvimento da leitura e interpretação de forma crítica e construtiva. Para identificar o problema alvo da pesquisa foi feita, com uma turma de 2º ano do ensino médio de uma escola estadual, uma avaliação diagnóstica na forma de questionário, em que se percebeu que os alunos tinham um conhecimento muito inferior ao esperado acerca dos gêneros textuais multimodais, logo em seguida foram elaboradas oficinas didáticas para demonstrar como este gênero poderia contribuir de forma significativa ao aprendizado através de uma prática dinâmica e descontraída, resultando nas produções textuais do referido gênero.Downloads
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04-07-2017
How to Cite
OLIVEIRA, M. A.; LIMA NUNES MALTA, D. P.; SILVA AQUINO, A. A. Práticas de letramento e multimodalidade: uma análise sobre o uso do gênero “meme” na sala de aula. Revista do GELNE, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 62–77, 2017. DOI: 10.21680/1517-7874.2017v19n2ID12046. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/12046. Acesso em: 22 dec. 2024.
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