Identificando Anáforas Encapsuladoras: comparação entre análise automatizada e humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38802

Resumo

As anáforas encapsuladoras constituem o foco de investigação deste estudo, destacando sua relevância para a análise e ensino da escrita. Considerando os avanços no uso de Inteligência Artificial (IA) na linguística computacional, a pesquisa justifica-se pela necessidade de integrar metodologias inovadoras na análise textual. A motivação surge da lacuna na aplicação de grandes modelos de linguagem (LLMs) para identificar e categorizar encapsulamentos descritivos e opinativos em redações. O estudo propõe uma abordagem híbrida que combina a análise humana, rica em nuances contextuais, com as capacidades e escalabilidade dos LLMs utilizando prompts zero-shot e few-shot. Os experimentos realizados com redações do Enem mostram que o uso de prompts few-shot melhora significativamente a identificação de anáforas encapsuladoras pelos LLMs, quando comparado a prompts zero-shot, mas ainda aquém do observado em análises humanas. Em suma, este trabalho busca contribuir para o avanço da pesquisa em linguística e IA, oferecendo uma nova perspectiva para análise de textos e demonstrando o potencial da combinar métodos humanos e computacionais para identificar padrões linguísticos complexos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osmar de Oliveira Braz Junior, Universidade do Estado de Santa Catarina

Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1997) e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Professor assistente da Universidade do Estado de Santa Catarina(UDESC) e professor horista da Universidade do Sul de Santa Catarina(UNISUL). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de informação, educação a distância, engenharia de software e banco de dados.

Roberlei Alves Bertucci, Universidade Tecnólogica Federal do Paraná

Graduado em Letras Português-Inglês pela PUCPR (2004); mestre em Letras (Estudos Lingüísticos) pela UFPR (2007) e doutor em Lingüística pela USP (2011), tendo feito parte de seu doutorado na Université Paris 8 (2009-2010). Desenvolveu a pesquisa de pós-doutorado na Bar-Ilan University em Israel (2012). Atualmente é professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Interessa-se por diferentes processos gramaticais (formais) de produção de sentido em línguas naturais, como: sintaxe, semântica e pragmática das línguas naturais, em especial o português brasileiro; descrição e análise linguística nos domínios verbal e nominal, em especial por meio de ferramentas tecnológicas; e aplicação de fundamentos e descobertas linguísticas a ferramentas tecnológicas digitais.

Renato Fileto, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (1992), mestre (1994) e doutor (2003) em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil, com estágio no Georgia Institute of Technology, EUA (2002), e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2012). Sua carreira de pesquisa está interligada com atividades na indústria. Desde 2006, é professor permanente do Departamento de Informática e Estatística (INE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis-SC, Brasil. Sua área de pesquisa é ciência de dados, com foco em sistemas inteligentes para análise de dados.

Downloads

Publicado

18-06-2025

Como Citar

DE OLIVEIRA BRAZ JUNIOR, Osmar; ALVES BERTUCCI, Roberlei; FILETO, Renato. Identificando Anáforas Encapsuladoras: comparação entre análise automatizada e humana. Revista do GELNE, [S. l.], v. 27, n. 1, p. e38802, 2025. DOI: 10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38802. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/38802. Acesso em: 24 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático: Linguística Textual brasileira: uma homenagem à Profa. Dra. Mônica Magalhães Cavalcante