Identificando Anáforas Encapsuladoras: comparação entre análise automatizada e humana

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38802

Resumen

As anáforas encapsuladoras constituem o foco de investigação deste estudo, destacando sua relevância para a análise e ensino da escrita. Considerando os avanços no uso de Inteligência Artificial (IA) na linguística computacional, a pesquisa justifica-se pela necessidade de integrar metodologias inovadoras na análise textual. A motivação surge da lacuna na aplicação de grandes modelos de linguagem (LLMs) para identificar e categorizar encapsulamentos descritivos e opinativos em redações. O estudo propõe uma abordagem híbrida que combina a análise humana, rica em nuances contextuais, com as capacidades e escalabilidade dos LLMs utilizando prompts zero-shot e few-shot. Os experimentos realizados com redações do Enem mostram que o uso de prompts few-shot melhora significativamente a identificação de anáforas encapsuladoras pelos LLMs, quando comparado a prompts zero-shot, mas ainda aquém do observado em análises humanas. Em suma, este trabalho busca contribuir para o avanço da pesquisa em linguística e IA, oferecendo uma nova perspectiva para análise de textos e demonstrando o potencial da combinar métodos humanos e computacionais para identificar padrões linguísticos complexos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Osmar de Oliveira Braz Junior, Universidade do Estado de Santa Catarina

Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1997) e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Professor assistente da Universidade do Estado de Santa Catarina(UDESC) e professor horista da Universidade do Sul de Santa Catarina(UNISUL). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de informação, educação a distância, engenharia de software e banco de dados.

Roberlei Alves Bertucci, Universidade Tecnólogica Federal do Paraná

Graduado em Letras Português-Inglês pela PUCPR (2004); mestre em Letras (Estudos Lingüísticos) pela UFPR (2007) e doutor em Lingüística pela USP (2011), tendo feito parte de seu doutorado na Université Paris 8 (2009-2010). Desenvolveu a pesquisa de pós-doutorado na Bar-Ilan University em Israel (2012). Atualmente é professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Interessa-se por diferentes processos gramaticais (formais) de produção de sentido em línguas naturais, como: sintaxe, semântica e pragmática das línguas naturais, em especial o português brasileiro; descrição e análise linguística nos domínios verbal e nominal, em especial por meio de ferramentas tecnológicas; e aplicação de fundamentos e descobertas linguísticas a ferramentas tecnológicas digitais.

Renato Fileto, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (1992), mestre (1994) e doutor (2003) em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil, com estágio no Georgia Institute of Technology, EUA (2002), e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2012). Sua carreira de pesquisa está interligada com atividades na indústria. Desde 2006, é professor permanente do Departamento de Informática e Estatística (INE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis-SC, Brasil. Sua área de pesquisa é ciência de dados, com foco em sistemas inteligentes para análise de dados.

Publicado

18-06-2025

Cómo citar

DE OLIVEIRA BRAZ JUNIOR, Osmar; ALVES BERTUCCI, Roberlei; FILETO, Renato. Identificando Anáforas Encapsuladoras: comparação entre análise automatizada e humana. Revista do GELNE, [S. l.], v. 27, n. 1, p. e38802, 2025. DOI: 10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38802. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/38802. Acesso em: 9 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê temático: Linguística Textual brasileira: uma homenagem à Profa. Dra. Mônica Magalhães Cavalcante