Problematizações sobre pesquisa e ensino de teoria literária no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2016v18n2ID11210Palabras clave:
fenômeno literário, teoria literária, crítica literária, ensino de literatura.Resumen
O objetivo deste texto é refletir sobre sobre problemas do estudo
de teoria literáriado estudo do fenômeno literário por parte dos
discentes do curso de Letras no Brasil, apotando a leitura de literatura
como caminho mais eficiente para a compreensão teórica. Para tanto,
inicialmente,apresentaremos um questionamento acercados caminhos da
Teoria Literária na contemporaneidade, bem como sobre a necessidade
de teóricos e de leitores na construção do discurso sobre literatura. A
partir do pensamento dos escritores-críticos Michael Foucault, T. S.
Eliot, Roland Barthes, Octavio Paz e Leyla Perrone-Moíses, este artigo
aponta para a necessidade de que o estudante de Letras, assim como o
crítico literário, seja um grande leitor de literaturae e, não somente um
divulgador de teorias. Por fim, o artigo propõe que a própria literatura,
enquanto lugar de fronteiras entre as várias áreas do saber, seja norteadora
da criação e do estudo dos discursos teóricos profícuos ao entendimento
do fenômeno literário.
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