O estudo da singularidade da fala da criança: a questão da subjetividade do investigador

Autores/as

  • Fabiana Lins Browne Rego UFPE
  • Glo?ria Maria Monteiro de Carvalho UFPE

Palabras clave:

Autismo, Ecolalia, Aquisic?a?o da Linguagem, Investigador.

Resumen

Pretende-se investigar a ecolalia, no autismo, comparando-a com produc?o?es verbais de crianc?as que na?o apresentam obsta?culos na aquisic?a?o da linguagem, tentando atrave?s desse confronto discutir o efeito provocado no investigador. Foram acompanhados dois grupos de sujeitos: o Grupo A - formado por crianc?as sem dificuldades em sua trajeto?ria lingu?i?stica e o grupo B - composto por adolescentes autistas. O confronto com as verbalizac?o?es de um autista, indicou que, embora se tratasse de blocos ecola?licos, parecia existir, em raros momentos, uma junc?a?o de partes desses blocos. Tal junc?a?o, entretanto, na?o chegou a configurar um movimento – apontado na fala das crianc?as do grupo A – de fragmentac?a?o (desestruturac?a?o) e reestruturac?a?o de cadeias verbais. Esse confronto ainda tornou possi?vel uma discussa?o acerca do efeito que tais verbalizac?o?es provocam no investigador.

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Publicado

07-03-2017

Cómo citar

REGO, F. L. B.; CARVALHO, G. M. M. de. O estudo da singularidade da fala da criança: a questão da subjetividade do investigador. Revista do GELNE, [S. l.], v. 8, n. 1/2, p. 117–126, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11529. Acesso em: 18 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos