Diário de leitura como instrumento de ação didática: uma experiência

Autores/as

  • Ta?nia Aires Costa IPESP-RN

Palabras clave:

Letramento, formac?a?o de professor, dia?rio de leitura.

Resumen

Este artigo tem por objetivo preci?puo realizar uma ana?lise cri?tico-reflexiva de uma experie?ncia envolvendo o ge?nero discursivo dia?rio de leitura como uma forma alternativa de ac?a?o dida?tica para o desenvolvimento do letramento do professor, em um curso de formac?a?o inicial de professores de li?ngua materna, em Natal/RN. Para tanto, nos apoiaremos no conceito de letramento como pra?tica social (KLEIMAN[1995] 2001), na concepc?a?o de ge?nero discursivo de base bakhtiniana e na compreensa?o de dia?rio de leitura como um ge?nero cujo objetivo maior e? manter reflexivamente um dia?logo com o autor do texto (MACHADO, 1998). Para a ana?lise a que nos propomos, utilizaremos, como instrumento, trechos de dia?rio de leitura de quatro professoras em formac?a?o e focalizaremos como se evidencia na escrita delas o dia?logo entre leitor e escritor.

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Publicado

07-03-2017

Cómo citar

COSTA, T. A. Diário de leitura como instrumento de ação didática: uma experiência. Revista do GELNE, [S. l.], v. 8, n. 1/2, p. 149–162, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11537. Acesso em: 30 jun. 2024.

Número

Sección

Artigos