Compreender para retextualizar: investigando a retextualização em um resumo escrito conjuntamente
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2020v22n1ID19296Resumen
A retextualização é tida como uma grande ferramenta para o trabalho com os gêneros do discurso, visto que se trata da produção de um novo texto a partir de um ou mais texto(s)-base. No intuito de ampliar as discussões a respeito dessa temática, este artigo busca investigar como se apresenta o fator compreensão no processo de produção textual de um resumo escrito por uma dupla de estudantes universitários, a partir do ensaio de Toledo (1994). Para tanto, analisamos o texto a partir de um olhar processual, ou seja, de sua gênese. Fundamentamo-nos teoricamente em Flower e Hayes (1981), Prado (2019), Bakhtin (1997), Marcuschi (2010), Matencio (2002), Dell’Isola (2007), Machado (2010), Paviani (2010) e Koch e Travaglia (2015). A análise dos dados evidenciou que a compreensão é um fator fundamental no processo de retextualização, sendo uma de suas características basilares para que o processo não seja considerado mecânico.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.