Espaços mentais na conceptualização de conversa: dois modelos em análise

Autores/as

  • Sandra Pereira Bernardo Universidade do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0001-6952-9138
  • Naira de Almeida Velozo Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Juan Cosme de Abreu Yelding English School Ltda

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID19996

Resumen

Apresenta-se, neste artigo, análise de excertos de uma conversa à luz da Teoria dos Espaços Mentais (TEM), proposta por Fauconnier (1997), e da Rede de Espaços Comunicativos Básicos (RECB) de Ferrari e Sweetser (2012), com objetivo de evidenciar a adequação da RECB para descrição da organização conceptual de conversa. Os trechos analisados foram extraídos da amostra de XXXX (2002), que consiste na transcrição de uma conversa, com cerca de 30 minutos, gravada durante um jantar, em 1988, com a participação de cinco pessoas. Por meio do confronto entre os modelos da TEM e da RECB para análise da interação verbal, foi possível alcançar mais refinamento teórico e metodológico, já que a postulação de uma base (ground) composta de outros espaços ativados ao longo da construção de sentido da interação em andamento permitiu abarcar conceitos que foram aliados à análise com base na TEM. A retomada da análise de XXXX (2002) com base na RECB revelou, portanto, um aprimoramento na descrição da organização conceptual de conversa em termos de seus aspectos linguísticos, contextuais e interacionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sandra Pereira Bernardo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Letras (Português e Literaturas de língua portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, integra o Departamento de Estudos da Linguagem, atuando na graduação e na pós-graduação.  Desenvolve pesquisa em Linguística Cognitiva. Lidera, em parceria com Naira Velozo, o grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Língua(gem) em Uso e Cognição (NELUC).

Naira de Almeida Velozo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel e licenciada em Letras (Português-Italiano e respectivas
Literaturas) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009), mestre em Letras,
com área de concentração em Linguística, também pela Universidade do Estado do
Rio de Janeiro (2012) e doutora em Letras Vernáculas, com área de concentração em
Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Professora
Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, integra o Departamento
de Estudos da Linguagem, atuando na graduação e pós-graduação. Desenvolve
pesquisa em Linguística Cognitiva. Lidera, em parceria com Sandra Bernardo, o
grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Língua(gem) em Uso e Cognição (NELUC).

Juan Cosme de Abreu, Yelding English School Ltda

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2014) e em Letras (Português e Espanhol) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2018). Atualmente é professor - Yelding English School Ltda. - Curso de Idiomas, YES!, Brasil. Atua, também, na área de tradução/versão espanhol-português-espanhol. Realiza pesquisas nas áreas de Filosofia da Tradução, Língua Espanhola, Teoria da Literatura, Literatura Brasileira e Literatura Hispanoamericana. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. É participante do Grupo de Pesquisa "Filosofia da tradução: do mito ao logos" (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3836392241545678), liderado pela Profª. Doutora Rita de Cássia M. Diogo. Bolsista de Iniciação Científica (CNPQ) no projeto "Papel da metáfora e da mesclagem conceptual em conversa" (2016-2018), orientado pela Profª. Doutora Sandra Pereira Bernardo. É participante do Projeto de Extensão "O espanhol como língua estrangeira (E/LE) nas séries iniciais do Ensino Fundamental: uma nova perspectiva na formação docente", liderado pelo Prof. Mestre Rodrigo da Silva Campos.

Publicado

09-04-2021

Cómo citar

PEREIRA BERNARDO, S.; DE ALMEIDA VELOZO, N.; COSME DE ABREU, J. Espaços mentais na conceptualização de conversa: dois modelos em análise. Revista do GELNE, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 201–216, 2021. DOI: 10.21680/1517-7874.2021v23n1ID19996. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/19996. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos