Espaços mentais na conceptualização de conversa: dois modelos em análise

Authors

  • Sandra Pereira Bernardo Universidade do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0001-6952-9138
  • Naira de Almeida Velozo Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Juan Cosme de Abreu Yelding English School Ltda

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID19996

Abstract

This article presents an analysis of excerpts from a conversation in the light of the Mental Spaces Theory (MET), proposed by Fauconnier (1997), and the Basic Communicative Spaces Network (BCSN) by Ferrari and Sweetser (2012), to demonstrate the adequacy of BCSN to describe the conceptual organization of conversation. The analyzed excerpts were extracted from XXXX's sample (2002), which consists of the transcription of a conversation, with about 30 minutes, recorded during a dinner, in 1988, with the participation of five people. Through the confrontation between the MET and BCSN models for the analysis of verbal interaction, it was possible to achieve more theoretical and methodological refinement, since the postulation of a ground composed of other spaces activated along the construction of meaning of the interaction in progress has allowed encompassing concepts that were allied to the analysis based on MET. The resumption of XXXX's analysis (2002) based on the BCSN revealed, therefore, an improvement in the description of the conceptual organization of conversation in terms of its linguistic, contextual and interactional aspects.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sandra Pereira Bernardo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Letras (Português e Literaturas de língua portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, integra o Departamento de Estudos da Linguagem, atuando na graduação e na pós-graduação.  Desenvolve pesquisa em Linguística Cognitiva. Lidera, em parceria com Naira Velozo, o grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Língua(gem) em Uso e Cognição (NELUC).

Naira de Almeida Velozo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel e licenciada em Letras (Português-Italiano e respectivas
Literaturas) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009), mestre em Letras,
com área de concentração em Linguística, também pela Universidade do Estado do
Rio de Janeiro (2012) e doutora em Letras Vernáculas, com área de concentração em
Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Professora
Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, integra o Departamento
de Estudos da Linguagem, atuando na graduação e pós-graduação. Desenvolve
pesquisa em Linguística Cognitiva. Lidera, em parceria com Sandra Bernardo, o
grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Língua(gem) em Uso e Cognição (NELUC).

Juan Cosme de Abreu, Yelding English School Ltda

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2014) e em Letras (Português e Espanhol) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2018). Atualmente é professor - Yelding English School Ltda. - Curso de Idiomas, YES!, Brasil. Atua, também, na área de tradução/versão espanhol-português-espanhol. Realiza pesquisas nas áreas de Filosofia da Tradução, Língua Espanhola, Teoria da Literatura, Literatura Brasileira e Literatura Hispanoamericana. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. É participante do Grupo de Pesquisa "Filosofia da tradução: do mito ao logos" (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3836392241545678), liderado pela Profª. Doutora Rita de Cássia M. Diogo. Bolsista de Iniciação Científica (CNPQ) no projeto "Papel da metáfora e da mesclagem conceptual em conversa" (2016-2018), orientado pela Profª. Doutora Sandra Pereira Bernardo. É participante do Projeto de Extensão "O espanhol como língua estrangeira (E/LE) nas séries iniciais do Ensino Fundamental: uma nova perspectiva na formação docente", liderado pelo Prof. Mestre Rodrigo da Silva Campos.

Published

09-04-2021

How to Cite

PEREIRA BERNARDO, S.; DE ALMEIDA VELOZO, N.; COSME DE ABREU, J. Espaços mentais na conceptualização de conversa: dois modelos em análise. Revista do GELNE, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 201–216, 2021. DOI: 10.21680/1517-7874.2021v23n1ID19996. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/19996. Acesso em: 5 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos