O processo de leitura em língua espanhola: uma proposta didática

Autores/as

  • Felipe da Silva Mendonça Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2021v23n1ID21986

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta didática para a leitura e interpretação de texto em língua espanhola. Para tanto, elegemos o conto El almohadón de plumas, de Horario Quiroga, uma das narrativas curtas mais importantes da América Latina. Nossa proposta é orientada pela visão humanizadora que Candido (2002, 2004) possui da literatura, bem como da noção de Soares (2011) de que a escolarização da referida arte deve ser feita de forma adequada. Além disso, nossa metodologia é baseada nas etapas do processo de leitura apresentadas por Menegassi (2010), a saber: decodificação, compreensão, interpretação e retenção. Com isso, esperamos que os estudantes de língua espanhola se tornem leitores mais críticos e saibam como interpretar e se apropriar do conteúdo temático do texto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Felipe da Silva Mendonça, Universidade Estadual de Londrina

Mestrando em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduado em Letras com habilitação em Português/Espanhol e respectivas literaturas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Publicado

25-01-2021

Cómo citar

DA SILVA MENDONÇA, F. O processo de leitura em língua espanhola: uma proposta didática. Revista do GELNE, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 4–16, 2021. DOI: 10.21680/1517-7874.2021v23n1ID21986. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/21986. Acesso em: 24 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos