Posições axiológicas e as vozes reportadas em artigos científicos do profletras

Autores/as

  • Maria Liliane Borges da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Sulemi Fabiano-Campos Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN https://orcid.org/0000-0002-7212-0621

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2022v24n2ID28097

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar como se configuram as vozes reportadas em artigos científicos produzidos no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), observando-as na constituição da voz do professor-pesquisador. Os pressupostos teórico-metodológicos utilizados na pesquisa compreendem, de modo central, os estudos do Círculo de Bakhtin (2010, 2016) especialmente sobre as concepções de linguagem, de signo ideológico, de posições axiológicas e de discurso alheio. O estudo configura-se como um recorte de dissertação desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O corpus é constituído por seis artigos científicos produzidos por egressos do ProfLetras e publicados em uma revista científica, disponível em formato eletrônico. Esta pesquisa adota o método interpretativo do paradigma indiciário proposto por Ginzburg (1989). Os resultados apontam que para imprimirem suas posições axiológicas, os professores-pesquisadores fazem uso de diferentes estratégias, como recorrer aos discursos diariamente veiculados em seu contexto, e reportar autores, dicionários, além de documentos referenciais do ensino de Língua Portuguesa, buscando corroborar as ideias defendidas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Liliane Borges da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestra em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Área de concentração Estudos em Linguística Teórica e Descritiva (2020). Pós-graduada em: Leitura e Produção de Textos pela UFRN, 2017; em Gestão de Instituições de Ensino Superior pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (Fametro), 2016; e em Literatura e Formação do Leitor pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), 2013. Graduada em Letras, licenciatura plena, habilitação português/literaturas, Uece (2007). Atua como Secretária Executiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Sulemi Fabiano-Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). É professora Associada I do Departamento de Letras, do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem e do Mestrado Profissional - PROFLETRAS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atua na graduação na área de Leitura e Produção de Textos e na Pós-Graduação na área de leitura, escrita acadêmica e apropriações de conceitos teóricos. Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos do Texto e do Discurso - GETED.

Publicado

29-12-2022

Cómo citar

BORGES DA SILVA, M. L.; FABIANO-CAMPOS, S. Posições axiológicas e as vozes reportadas em artigos científicos do profletras. Revista do GELNE, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 139–151, 2022. DOI: 10.21680/1517-7874.2022v24n2ID28097. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/28097. Acesso em: 24 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos