Crenças, atitudes linguísticas e ensino: um olhar sobre o romance "Maria Dusá", de Lindolfo Rocha

Autores/as

  • Damares Oliveira de Souza Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Patrício Nunes Barreiros Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID29788

Resumen

Objetivamos, através do presente artigo, apresentar uma breve investigação e análise, por meio de um questionário de crenças e atitudes linguísticas, de como alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e alunos do 1º ano do Ensino Médio pensam e avaliam a Língua Portuguesa e suas variações, como também o ensino de língua materna através de obras literárias que abranjam uma linguagem coloquial e regionalista, nesse caso, o romance Maria Dusá. Como fundamentação teórico-metodológica, nos embasamos, principalmente, nos pressupostos da Sociolinguística Variacionista, liderada pelos estudos de Labov (2008 [1972]) e nos estudos sobre crenças e atitudes linguísticas de Lambert e Lambert (1968); Santos (1996); Moreno Fernández; (1998); López Morales (1993); Corbari (2012), dentre outros, bem como da Sociolinguística Educacional, com base em Bagno (2007); Marques e Baronas (2015); Cyranka (2007, 2016); Ribeiro e Pinto (2018). Dessa forma, acreditamos que esta pesquisa contribui para o mapeamento sociolinguístico do português brasileiro na literatura e para o desenvolvimento de políticas educacionais que proporcionam um ensino reflexivo, crítico e investigativo em sala de aula, considerando a heterogeneidade da língua e sua dinamicidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Damares Oliveira de Souza, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (2018). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2022) e em Educação e Estudos Filológicos pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias - FAC (2015). Graduada em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias na Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus XXIII (2015). Atualmente participa do Projeto de Pesquisa do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Humanidades Digitais (NeiHD). É bolsista de Doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB. FAPESB.

Patrício Nunes Barreiros, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professor Titular do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana com atuação nos Cursos de Graduação em Letras e nos Programas de Pós-Graduação (PROGEL, PPGEL e PROFLETRAS). É licenciado em Letras (Português-Espanhol) e Mestre em Literatura e Diversidade Cultural pela UEFS, Doutor em Letras e Linguística pela UFBA. Foi responsável pela organização do acervo do escritor Eulálio de Miranda Motta e coordenou o projeto de edição de suas obras inéditas. Atualmente, coordena o projeto que tem o objetivo de realizar a hiperedição das obras de Eulálio Motta e é responsável pela gestão do acervo do escritor. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Crítica Textual (edições impressas e digitais), Estudos Literários (Eulálio Motta, Literatura Baiana, Acervos de Escritores e Ensino de Literatura) e Estudos do Léxico (Marcadores Culturais na tradução de obras literárias). As pesquisas que realiza estão relacionadas às Humanidades Digitais, em projetos que visam o desenvolvimento de edições digitais, recursos didáticos digitais para ensino de língua e literatura, e elaboração de dicionário online multilíngue de marcadores culturais. É editor das revistas A Cor das Letras, Légua & Meia, Revista do GELNE e Sitientibus. É pesquisador CNPq (bolsista PQ-2).

Publicado

04-04-2023

Cómo citar

OLIVEIRA DE SOUZA, D.; NUNES BARREIROS, P. Crenças, atitudes linguísticas e ensino: um olhar sobre o romance "Maria Dusá", de Lindolfo Rocha. Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 1, p. e29788, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n1ID29788. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/29788. Acesso em: 24 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos