Crenças, atitudes linguísticas e ensino: um olhar sobre o romance "Maria Dusá", de Lindolfo Rocha

Authors

  • Damares Oliveira de Souza Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Patrício Nunes Barreiros Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID29788

Abstract

The purpose of this paper is to present a brief investigation and analysis, through a questionnaire of linguistic beliefs and attitudes, of how students in the 6th grade of elementary school and students in the 1st grade of high school think and evaluate the Portuguese language and its variations, as well as the teaching of mother tongue through literary works that cover a colloquial and regionalist language, in this case, the novel Maria Dusá. As a theoretical and methodological basis, we rely mainly on the assumptions of Variationist Sociolinguistics, led by Labov's studies ([1972] 2008) and on the studies on linguistic beliefs and attitudes by Lambert and Lambert (1972); Santos (1996); Moreno Fernández; (1998); López Morales (1993); Corbari (2012), among others, as well as Educational Sociolinguistics, based on Bagno (2007, 2008); Marques and Baronas (2015); Cyranka (2015, 2016); Pinto and Ribeiro (2018). Thus, we believe that this research contributes to the sociolinguistic mapping of Brazilian Portuguese and to the development of educational policies that provide a reflective, critical and investigative teaching in the classroom, considering the heterogeneity of the language and its dynamics.

Keywords: Beliefs. Linguistic Attitudes. Teaching. Maria Dusá.

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Author Biographies

Damares Oliveira de Souza, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (2018). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2022) e em Educação e Estudos Filológicos pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias - FAC (2015). Graduada em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias na Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus XXIII (2015). Atualmente participa do Projeto de Pesquisa do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Humanidades Digitais (NeiHD). É bolsista de Doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB. FAPESB.

Patrício Nunes Barreiros, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professor Titular do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana com atuação nos Cursos de Graduação em Letras e nos Programas de Pós-Graduação (PROGEL, PPGEL e PROFLETRAS). É licenciado em Letras (Português-Espanhol) e Mestre em Literatura e Diversidade Cultural pela UEFS, Doutor em Letras e Linguística pela UFBA. Foi responsável pela organização do acervo do escritor Eulálio de Miranda Motta e coordenou o projeto de edição de suas obras inéditas. Atualmente, coordena o projeto que tem o objetivo de realizar a hiperedição das obras de Eulálio Motta e é responsável pela gestão do acervo do escritor. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Crítica Textual (edições impressas e digitais), Estudos Literários (Eulálio Motta, Literatura Baiana, Acervos de Escritores e Ensino de Literatura) e Estudos do Léxico (Marcadores Culturais na tradução de obras literárias). As pesquisas que realiza estão relacionadas às Humanidades Digitais, em projetos que visam o desenvolvimento de edições digitais, recursos didáticos digitais para ensino de língua e literatura, e elaboração de dicionário online multilíngue de marcadores culturais. É editor das revistas A Cor das Letras, Légua & Meia, Revista do GELNE e Sitientibus. É pesquisador CNPq (bolsista PQ-2).

Published

04-04-2023

How to Cite

OLIVEIRA DE SOUZA, D.; NUNES BARREIROS, P. Crenças, atitudes linguísticas e ensino: um olhar sobre o romance "Maria Dusá", de Lindolfo Rocha. Revista do GELNE, [S. l.], v. 25, n. 1, p. e29788, 2023. DOI: 10.21680/1517-7874.2023v25n1ID29788. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/29788. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos