Metagêneros: o ensino do gênero resenha acadêmica em manuais de metodologia científica
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID29959Resumen
Os metagêneros são importantes ferramentas para a produção dos gêneros. Consideramos que os manuais de metodologia científica funcionam como metagêneros, uma vez que exercem a função de orientar a produção dos gêneros acadêmicos. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar como os manuais de metodologia científica, disponibilizados em Programas de Pós-graduação em Letras stricto sensu, orientam a produção da resenha acadêmica. Para tanto, este estudo está fundamentado nas noções de gênero, propósito comunicativo e comunidade discursiva, propostos por Swales (1990); metagêneros, em Giltrow (2002), Bawarshi e Reiff (2013) e Cantuário (2020); resenha acadêmica, em Araújo (1996), Bezerra (2001, 2009), Ferraz (2007) e Russel (2009), Motta-Roth e Hendger (2010) e Ancieto (2016). Para atingir os objetivos propostos, analisamos a seção resenha acadêmica de três manuais de metodologia científica: Metodologia científica e da pesquisa (2007), Produção textual na universidade (2010) e Fundamentos de metodologia científica (2017). Os dados evidenciaram que todos os manuais analisados propõem orientações para a produção do gênero resenha acadêmica, todavia apontamos variações na abordagem dos três manuais analisados, sobretudo no que diz respeito ao conceito e estrutura do gênero em questão. As conclusões deste artigo contribuem para o reconhecimento dos manuais de metodologia como um metagênero, visto que demonstramos as orientações propostas por eles para construção de um determinado gênero.
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