Leituras com o gênero meme em língua inglesa: produção de sentidos interculturais das linguagens híbridas em plataformas virtuais
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1ID31896Resumen
O presente artigo, oriundo de um projeto de iniciação científica, busca compreender de que forma a leitura de memes numa perspectiva intercultural pode auxiliar no desenvolvimento da criticidade e da autonomia, bem como na sensibilização para questões culturais nos formandos do curso de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia, Campus II – Alagoinhas, ainda com o intento de aproximar as metodologias de ensino de LI da realidade de seus futuros estudantes. Para tanto, o projeto baseia-se na acepção discursiva dos gêneros (Bakhtin, 2006; Marcuschi, 2002), como refletores das sociedades e influenciadores diretos delas, alinhando-se, por conseguinte, com a teoria da cultura da convergência de Jenkins (2013) para compreender o fenômeno de democratização dos meios de produção de conteúdo, contexto social em que os memes surgem. O conceito de leitura ao qual vinculamos nesta pesquisa é holístico (Freire, 2011), de modo a apreciar o meme em sua esfera estrutural e extralinguística, permitindo, assim, a abordagem do aspecto intercultural no gênero. Seguindo as metas pré-estabelecidas, realizamos a leitura do aporte teórico inicial, a seleção de outros textos que convergissem com a temática proposta e a produção de resenhas e fichamentos sobre eles. Após este movimento de familiarização com a bibliografia/referências, estabelecemos os critérios de seleção dos memes para as oficinas que serão pautadas nos preceitos de pesquisa colaborativa (Ibiapina, 2016) e elaboramos os tópicos a serem explanados e estudados de forma conjunta em sessões colaborativas. Por meio da leitura e produção de memes em língua inglesa, percebemos a presença de elementos, imbricados à interculturalidade, que permitiam o desenvolvimento da criticidade e da competência intercultural dos professores em formação, assim como o aperfeiçoamento do senso pedagógico dos mesmos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista do GELNE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.