Emulação e integração na construção de sentidos: uma análise cognitiva do conto "Continuidad de los Parques" de Julio Cortázar
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2024v26n1ID33140Resumen
Este estudo explora a interseção entre o uso prático da linguagem e os processos mentais envolvidos na aquisição e uso do conhecimento, com foco na literatura fantástica. Através da análise do conto Continuidad de los Parques, de Julio Cortázar, o estudo investiga como a linguagem molda nossa cognição e organiza nossas experiências perceptomotoras. O estudo identifica três processos cognitivos principais ativados durante a leitura: evocação, integração e emulação. A evocação é o processo pelo qual certos conceitos ou domínios são trazidos à mente do leitor por meio de pistas linguísticas no texto. A integração é o processo de combinação de esquemas cognitivos na formação de esquemas complexos que suportam a emulação de frames. Finalmente, a emulação é a construção de enquadramentos a partir da base topológica dos esquemas. Os resultados deste estudo sugerem que a linguagem, ao configurar universos narrativos que desafiam e engajam a cognição do leitor, atua efetivamente como uma ferramenta de modelagem mental. Esta capacidade da linguagem de moldar a percepção e o pensamento abre novas perspectivas para a compreensão da dinâmica interativa entre linguagem e processos cognitivos, enfatizando seu papel vital na construção de experiências de leitura profundamente envolventes e cognitivamente estimulantes.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista do GELNE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.