Jacques Roumain e Dany Laferrière: o impacto do retorno, a ausência da água e a fome em Senhores do orvalho e País sem chapéu
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2024v26n1ID35500Resumen
Senhores do orvalho (2022) e País sem chapéu (2011), obras escritas pelos escritores haitianos Jacques Roumain e Dany Laferrière, ganharam maior ênfase no cenário de leituras de obras francófonas do público brasileiro após o terremoto de 2010, no qual se depara com um fluxo migratório haitiano no território brasileiro. Nesses romances, com cerca de cinquenta anos de distância de seus lançamentos, memória e experiência levam a refletir sobre o impacto do retorno ao país natal, que desvela a miséria como subproduto das relações de poder. Assim, com foco na volta dos protagonistas, Manuel e Vieux Os, este artigo traça uma reflexão sobre a ausência da água, que leva a uma crise socioambiental bastante profunda, bem como a fome como processo político, e não como fenômeno natural.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista do GELNE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.