Maternidade, maternagem e maternicídio em Mère prison (2021) d’Emmelyne Octavie
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2024v26n1ID35537Resumen
Os estudos maternos na literatura já têm longa data tanto na literatura francesa quanto na literatura francófona para o gênero romance. No entanto, este artigo tem como objetivo trazer um estudo sobre a obra teatral Mère prison (2021), texto premiado da jovem escritora franco-guianense Emmelyne Octavie. A partir da figura da mãe, estabelece-se os conceitos teóricos maternidade (a figura materna), maternagem (os cuidados da mãe) e maternicídio (a morte da maternidade) como etapas limítrofes da presente investigação. Almeja-se identificar, analisar e compreender como as relações maternas são lavradas pela autora e que técnicas dramáticas contribuem para a construção do texto teatral octaviano. Constata-se que o texto teatral octaviano é veloz e, como consequência desta característica, ele consegue mostrar a história da mãe de presidiários entre altos e baixos no que tange à maternidade, à maternagem e ao maternicídio, além de tratar de um tema atualíssimo como a situação do encarceramento em massa.
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