Uma descrição alucicrazy do estado da arte dos blends do português brasileiro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2024v26n2ID36316

Resumen

Este texto aborda sobre o processo do blend com foco específico no português brasileiro, propondo uma discussão sobre o estado da arte deste tipo de formação de palavra. Este fenômeno é um processo caracterizado pela mescla de duas bases, como em namorido (namorado + marido). A pesquisa sobre blends possui uma história extensa, com vários linguistas e estudiosos contribuindo para sua compreensão. Diante disso, este artigo oferece uma visão geral da evolução de pesquisas relacionadas a este fenômeno, com destaque para o contexto do português brasileiro. Além disso, examina exemplos relevantes de blends nessa língua e discute sua utilização, além de quaisquer peculiaridades em comparação com outras línguas naturais. O objetivo é, portanto, apresentar conceitos e características dos blends, explorando, especificamente, os aspectos semânticos e fonológicos envolvidos no processo e discutindo se é concatenativo ou não concatenativo. Dada às diferentes maneiras para as formações de blends – compartilhando material fonológico, ou não –, é analisado, também, as tipologias adotadas por alguns linguistas para os distintos padrões de palavras formadas por esse processo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Emerson Viana Braga, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin) e pós-doutorando pelo mesmo programa. É professor substituto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) do curso de Letras/Português. É, também, membro do laboratório de Pesquisa e Estudos em Fonética e Fonologia, vinculado ao PPGLin.

Vera Pacheco, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestra e Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com pós-doutorado na UNESP/Araraquara. É professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin) e dos cursos de Letras Vernáculas e Modernas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Coordena o Laboratório de Pesquisa e Estudos em Fonética e Fonologia (LAPEFF).

Publicado

15-08-2024

Cómo citar

VIANA BRAGA, E.; PACHECO, V. Uma descrição alucicrazy do estado da arte dos blends do português brasileiro. Revista do GELNE, [S. l.], v. 26, n. 2, p. e36316, 2024. DOI: 10.21680/1517-7874.2024v26n2ID36316. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/36316. Acesso em: 2 oct. 2024.

Número

Sección

Artigos