Análise sociorretórica da seção de introdução de dissertações: um estudo de caso no mestrado profissional em educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38203

Resumen

As dissertações de mestrado podem se apresentar em formatos relativamente flexíveis, dadas as peculiaridades das culturas disciplinares, a diversidade das diretrizes institucionais e o estilo dos escritores, com consequências para as caraterísticas composicionais do gênero em situações específicas. Tal situação suscita questionamentos quanto à diversidade de formas de produção das dissertações nas diferentes seções em que convencionalmente se dividem, além da complexidade que isso representa para o processo dos letramentos acadêmicos na pós-graduação. A introdução das dissertações de mestrado é uma seção estratégica para a discussão dessa questão. Diante disso, nosso objetivo no presente trabalho é investigar a configuração retórica da introdução de dissertações de mestrado produzidas em um curso de mestrado profissional em Educação de uma universidade pernambucana, refletindo sobre o impacto dos movimentos e passos retóricos na/para a ação social realizada por meio do gênero. Para desenvolver a pesquisa, portanto, apoiamo-nos na abordagem sociorretórica de gêneros e, particularmente, na metodologia da análise de movimentos, desenvolvida por Swales (1990) e adaptada por Bunton (1998). Trata-se de um estudo de caso baseado em um corpus de 9 introduções de dissertações de mestrado, cujos trabalhos completos foram defendidos nos anos de 2023 e 2024 e estão disponíveis em repositório digital da instituição. Os resultados revelam que as introduções tendem a apresentar diversas estratégias previstas pelo modelo de análise, tais como generalizações sobre o tópico da pesquisa, menção à literatura existente, indicação de lacunas no conhecimento e explicitação dos objetivos e da estrutura do trabalho. Com menos frequência, argumentam sobre a importância da pesquisa e antecipam os principais resultados. Concluímos que a maneira como as estratégias retóricas (movimentos e passos) são agenciadas na superfície textual é decisiva para a realização dos propósitos comunicativos e da ação social mediada pelo gênero.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lenilton Damião da Silva Junior, Universidade Católica de Pernambuco

Doutorando em Ciências da Linguagem.

Benedito Bezerra, Universidade Católica de Pernambuco / Universidade de Pernambuco

Graduado em Letras Português/Inglês, Mestre em Linguística, Doutor em Letras/Linguística. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS/Universidade de Pernambuco (UPE) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem - PPGCL/Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Publicado

25-07-2025

Cómo citar

DA SILVA JUNIOR, Lenilton Damião; BEZERRA, Benedito. Análise sociorretórica da seção de introdução de dissertações: um estudo de caso no mestrado profissional em educação. Revista do GELNE, [S. l.], v. 27, n. 1, p. e38203, 2025. DOI: 10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38203. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/38203. Acesso em: 25 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê temático: Linguística Textual brasileira: uma homenagem à Profa. Dra. Mônica Magalhães Cavalcante