Análise sociorretórica da seção de introdução de dissertações: um estudo de caso no mestrado profissional em educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38203

Resumo

As dissertações de mestrado podem se apresentar em formatos relativamente flexíveis, dadas as peculiaridades das culturas disciplinares, a diversidade das diretrizes institucionais e o estilo dos escritores, com consequências para as caraterísticas composicionais do gênero em situações específicas. Tal situação suscita questionamentos quanto à diversidade de formas de produção das dissertações nas diferentes seções em que convencionalmente se dividem, além da complexidade que isso representa para o processo dos letramentos acadêmicos na pós-graduação. A introdução das dissertações de mestrado é uma seção estratégica para a discussão dessa questão. Diante disso, nosso objetivo no presente trabalho é investigar a configuração retórica da introdução de dissertações de mestrado produzidas em um curso de mestrado profissional em Educação de uma universidade pernambucana, refletindo sobre o impacto dos movimentos e passos retóricos na/para a ação social realizada por meio do gênero. Para desenvolver a pesquisa, portanto, apoiamo-nos na abordagem sociorretórica de gêneros e, particularmente, na metodologia da análise de movimentos, desenvolvida por Swales (1990) e adaptada por Bunton (1998). Trata-se de um estudo de caso baseado em um corpus de 9 introduções de dissertações de mestrado, cujos trabalhos completos foram defendidos nos anos de 2023 e 2024 e estão disponíveis em repositório digital da instituição. Os resultados revelam que as introduções tendem a apresentar diversas estratégias previstas pelo modelo de análise, tais como generalizações sobre o tópico da pesquisa, menção à literatura existente, indicação de lacunas no conhecimento e explicitação dos objetivos e da estrutura do trabalho. Com menos frequência, argumentam sobre a importância da pesquisa e antecipam os principais resultados. Concluímos que a maneira como as estratégias retóricas (movimentos e passos) são agenciadas na superfície textual é decisiva para a realização dos propósitos comunicativos e da ação social mediada pelo gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lenilton Damião da Silva Junior, Universidade Católica de Pernambuco

Doutorando em Ciências da Linguagem.

Benedito Bezerra, Universidade Católica de Pernambuco / Universidade de Pernambuco

Graduado em Letras Português/Inglês, Mestre em Linguística, Doutor em Letras/Linguística. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS/Universidade de Pernambuco (UPE) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem - PPGCL/Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Downloads

Publicado

25-07-2025

Como Citar

DA SILVA JUNIOR, Lenilton Damião; BEZERRA, Benedito. Análise sociorretórica da seção de introdução de dissertações: um estudo de caso no mestrado profissional em educação. Revista do GELNE, [S. l.], v. 27, n. 1, p. e38203, 2025. DOI: 10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38203. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/38203. Acesso em: 2 jan. 2026.

Edição

Seção

Dossiê temático: Linguística Textual brasileira: uma homenagem à Profa. Dra. Mônica Magalhães Cavalcante