O silenciamento das línguas nacionais no contexto escolar angolano: suas implicações no ensino do português

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2026v28n1ID41005

Resumen

Angola é um país multilingue, caracterizado pelo contato permanente entre o português, as línguas bantu e as línguas khoisan, o que de certa forma coloca enormes desafios ao ensino da Língua Portuguesa (LP) e à definição de uma política linguística que se deseja incorporativa de modo a atender à heterogeneidade linguístico-cultural dos falantes. Neste artigo, especificamente, por meio da análise documental da Constituição da República, das Leis de Base de Educação e Ensino, dos Programas Curriculares e do Relatório Nacional da Avaliação das Aprendizagens do Ministério da Educação, pretende-se identificar o lugar das línguas nacionais no espaço escolar e refletir sobre as implicações que advêm do ensino exclusivo da Língua Portuguesa num contexto de coabitação linguística, em que as línguas nacionais são maternas de muitos alunos e constituem o capital linguístico dessas crianças ao entrar para a escola. Os resultados apontam para uma presença marginalizada/periférica das línguas nacionais nos documentos oficiais, revelando uma contradição entre o reconhecimento constitucional da diversidade linguística e sua efetiva incorporação pedagógica, pois o ensino do português ignora a pluralidade linguística ao privilegiar o ensino monolingue, como consequência de um processo assimilacionista herdado do sistema educativo colonial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Geová Bezerra Guimarães, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - (IFPB)

Licenciado em Letras (2009) pela Universidade Potiguar (UnP). Especialista em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa (2012), Mestre em Letras (2016) pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) e Doutor em Estudos da Linguagem (2022) pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor EBTT de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, campus Itaporanga (IFPB/IP). Tem interesse por pesquisas que problematizem o ensino da escrita, a constituição do sujeito e o currículo na educação básica e no ensino superior. Analista de Discurso em formação. Integrante do Grupo de Pesquisa Estudos do Texto e do Discurso (GETED/UFRN).

Sabino Sangombe Marcolino, Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe - (ISCED/SUMBE)

Graduado em Linguística Português pelo ISCED-Huambo; Mestre em Ensino da Língua Portuguesa no ISCED Sumbe –Cuanza –Sul. Membro do LAnCE, grupo de pesquisa Angola-Brasil, sobre as Línguas Angolanas em Contexto de Ensino; Docente do Instituto Politécnico da Universidade José Eduardo dos Santos –Huambo –Angola.  

Publicado

04-06-2026

Cómo citar

BEZERRA GUIMARÃES, Geová; MARCOLINO, Sabino Sangombe. O silenciamento das línguas nacionais no contexto escolar angolano: suas implicações no ensino do português. Revista do GELNE, [S. l.], v. 28, n. 1, p. e41005 , 2026. DOI: 10.21680/1517-7874.2026v28n1ID41005. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/41005. Acesso em: 8 jun. 2026.

Número

Sección

Dossiê temático: Ensino de Língua Portuguesa em contextos multilíngues: África e Brasil