Semiótica aplecada à renovação do ensino do português: um olhar semiótico sobre a escola do 3º milenio
Palabras clave:
Semiótica, ensino-aprendizagem de língua, formação do professor de letras, dinamização das aulas de língua.Resumen
O presente trabalho pretende apresentar umbreve roteiro para reflexões sobre a importância da
ciência semiótica no ensino da língua portuguesa.
Pretende-se dinamizar o processo de ensino-aprendizagem
do vernáculo, dando-lhe uma dimensão
multissígnica. Por intermédio da Semiótica de Peirce,
sobretudo explorando-se a tríade ícone, índice e signo,
vimos tentando fazer análises diversas de textos
híbridos quanto à natureza do signo por meio do qual
é construído, com vistas a alargar a capacidade de
interpretação na formação de nossos leitores. Focalizamos,
assim: a questão do signo híbrido e da
sinestesia; a visão ultrapassada da hegemonia do código
verbal e a possibilidade de cruzarem-se dados
da lingüística, da semiótica e da gramática da língua
na construção de uma visão eminentemente estilística
da produção textual em português, seja ela literária
ou não.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
19-02-2016
Cómo citar
SIMÕES, D. Semiótica aplecada à renovação do ensino do português: um olhar semiótico sobre a escola do 3º milenio. Revista do GELNE, [S. l.], v. 2, n. 1/2, p. 1–4, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9299. Acesso em: 25 dic. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.