Semiótica aplecada à renovação do ensino do português: um olhar semiótico sobre a escola do 3º milenio

Autores/as

  • Darcilia Simões

Palabras clave:

Semiótica, ensino-aprendizagem de língua, formação do professor de letras, dinamização das aulas de língua.

Resumen

O presente trabalho pretende apresentar um
breve roteiro para reflexões sobre a importância da
ciência semiótica no ensino da língua portuguesa.
Pretende-se dinamizar o processo de ensino-aprendizagem
do vernáculo, dando-lhe uma dimensão
multissígnica. Por intermédio da Semiótica de Peirce,
sobretudo explorando-se a tríade ícone, índice e signo,
vimos tentando fazer análises diversas de textos
híbridos quanto à natureza do signo por meio do qual
é construído, com vistas a alargar a capacidade de
interpretação na formação de nossos leitores. Focalizamos,
assim: a questão do signo híbrido e da
sinestesia; a visão ultrapassada da hegemonia do código
verbal e a possibilidade de cruzarem-se dados
da lingüística, da semiótica e da gramática da língua
na construção de uma visão eminentemente estilística
da produção textual em português, seja ela literária
ou não.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

19-02-2016

Cómo citar

SIMÕES, D. Semiótica aplecada à renovação do ensino do português: um olhar semiótico sobre a escola do 3º milenio. Revista do GELNE, [S. l.], v. 2, n. 1/2, p. 1–4, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9299. Acesso em: 19 may. 2024.

Número

Sección

Artigos