Produção e compreensão de cadeias coesivas por crianças

Autores/as

  • Alina Galvão Spinillo

Palabras clave:

Produção, compreensão de cadeias coesivas,

Resumen

A coesão é recurso lingüístico de natureza sintático-semântica que assegura a continuidade, a seqüênciae a unidade do texto (e.g.; Halliday & Hasan,1976; Koch, 1989; Antunes, 1996). Tradicionalmenteexaminada no âmbito da lingüística, tem sido tambéminvestigada em uma perspectiva de desenvolvimentopor estudiosos da psicologia, tanto no que serefere à produção (e.g., Wigglesworth, 1990; Spinillo,1996); como à compreensão de coesivos em um texto(e.g., Oakhill, Yuill & Donaldson, 1990; Yuill &Oakhill, 1991).Com a finalidade de explorar as relações entrecompreensão e produção de coesivos de forma conjunta,conduziu-se um estudo em que um mesmo grupode crianças foi solicitado a realizar uma tarefa querequer a produção de coesivos e uma tarefa que envolvea compreensão desses recursos em um texto.Ao invés de tratar cada coesivo isoladamente, o estudoinvestigou a produção e a compreensão de cadeiascoesivas, adotando-se a perspectiva de Antunes (1996,p.77-78) que define cadeia coesiva como sendo umencadeamento de nexos semanticamente semelhantesque se distribuem pela superfície do texto, como seeste se constituísse em um ‘terreno pontilhado pordiferentes tipos de nós.’

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

22-02-2016

Cómo citar

SPINILLO, A. G. Produção e compreensão de cadeias coesivas por crianças. Revista do GELNE, [S. l.], v. 2, n. 1/2, p. 1–3, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9322. Acesso em: 19 may. 2024.

Número

Sección

Artigos