Leitores em formação: o lugar da leitura de literatura na escola
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2017v19n2ID12201Resumo
O artigo é parte dos resultados obtidos durante a realização da pesquisa de mestrado (QUEIROS, 2014), que analisa a formação do leitor de literatura no contexto de uma escola pública. A partir das próprias vozes das crianças em formação, os resultados apontam que o lugar da literatura na escola ainda é incipiente e que as práticas mediadoras não são coerentes com os desejos dos leitores.
Downloads
Referências
AMARILHA, Marly. Alice que não foi ao país das maravilhas: educar para ler ficção na escola. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013.
AMARILHA. Marly. Estão mortas as fadas? Literatura infantil e prática pedagógica. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
BARTHES, Roland. O prazer do texto. Tradução de J. Guinsurgl. São Paulo: Perspectiva, 2013.
COMPAGNOM, Antoine. Literatura para quê? Tradução de Laura Taddei Brandini. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. [Tradução: Laura Sandroni] – São Paulo: Global, 2007).
ISER, Wolfgang. O ato da leitura. Tradução Johannes Kretschmer. São Paulo: Editora 34, 1996.
QUEIROS, Emanuela Carla Medeiros de. Vozes das crianças no processo de formação leitora. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN – Mossoró, RN, 2014.
YUNES, Eliana. A provocação que a literatura faz ao leitor. In: AMARILHA, Marly (org.). Educação e Leitura: redes de sentido. Brasília, Liber Livro, 2010.
ZILBERMAN. Regina. Ezequiel Theodoro da Silva. Literatura e pedagogia: pontos e contrapontos. 2ª ed. São Paulo: Global; Campinas, SP: ALB-Associação de Leitura do Brasil, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.