O funcionamento argumentativo do ponto de vista em redações nota mil do Enem
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38844Resumo
Este artigo objetiva investigar o funcionamento argumentativo do ponto de vista em redações nota mil do Exame Nacional do Ensino Médio – edição 2021. A perspectiva que adotamos permite a compreensão de que sempre há pontos de vista em qualquer texto, de maneira que todo texto revela um ponto de vista central e uma variedade de outros pontos de vista que são gerenciados pelo locutor/enunciador principal para a produção de sentidos (Rabatel, 2016). Tendo isso em vista, analisamos como o agenciamento de pontos de vista exerce funções na construção da argumentação em textos do Enem avaliados com nota máxima. Para isso, amparamo-nos, sobretudo, na abordagem enunciativa e interacionista da narrativa de Rabatel (2016; 2021), em pressupostos da Análise do Discurso de Ruth Amossy (2008; 2011; 2020) e na Linguística Textual brasileira (Cavalcante et al., 2022; Custódio-Filho; Cavalcante, 2023; Cavalcante, 2024; e Silva; Brito, 2024). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, documental, de método descritivo-interpretativista e de natureza aplicada. Os resultados apontam que o gerenciamento de pontos de vista é fundamental para o desenvolvimento de uma argumentação bem consolidada, funcionando como aporte para a construção de argumentos racionais, consistentes, persuasivos e bem fundamentados, contribuindo diretamente com a validação da posição adotada pelo locutor/enunciador primeiro.
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