O funcionamento argumentativo do ponto de vista em redações nota mil do Enem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38844

Resumo

Este artigo objetiva investigar o funcionamento argumentativo do ponto de vista em redações nota mil do Exame Nacional do Ensino Médio – edição 2021. A perspectiva que adotamos permite a compreensão de que sempre há pontos de vista em qualquer texto, de maneira que todo texto revela um ponto de vista central e uma variedade de outros pontos de vista que são gerenciados pelo locutor/enunciador principal para a produção de sentidos (Rabatel, 2016). Tendo isso em vista, analisamos como o agenciamento de pontos de vista exerce funções na construção da argumentação em textos do Enem avaliados com nota máxima. Para isso, amparamo-nos, sobretudo, na abordagem enunciativa e interacionista da narrativa de Rabatel (2016; 2021), em pressupostos da Análise do Discurso de Ruth Amossy (2008; 2011; 2020) e na Linguística Textual brasileira (Cavalcante et al., 2022; Custódio-Filho; Cavalcante, 2023; Cavalcante, 2024; e Silva; Brito, 2024). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, documental, de método descritivo-interpretativista e de natureza aplicada. Os resultados apontam que o gerenciamento de pontos de vista é fundamental para o desenvolvimento de uma argumentação bem consolidada, funcionando como aporte para a construção de argumentos racionais, consistentes, persuasivos e bem fundamentados, contribuindo diretamente com a validação da posição adotada pelo locutor/enunciador primeiro.

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Biografia do Autor

Francisco Mailson de Lima Cavalcante, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Mestre em Ensino pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).  Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Linguísticos do Texto (GPELT/UFERSA).

Ananias Agostinho da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos em Linguísticos do Texto (GPELT/UFERSA). 

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Publicado

30-06-2025

Como Citar

CAVALCANTE, Francisco Mailson de Lima; SILVA, Ananias Agostinho da. O funcionamento argumentativo do ponto de vista em redações nota mil do Enem. Revista do GELNE, [S. l.], v. 27, n. 1, p. e38844, 2025. DOI: 10.21680/1517-7874.2025v27n1ID38844. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/38844. Acesso em: 24 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático: Linguística Textual brasileira: uma homenagem à Profa. Dra. Mônica Magalhães Cavalcante