Mecanismos de mudança semântica: composicionalidade, reanálise e pragmática
Palavras-chave:
semântica, pragmática, mudança semântica, gramaticalização, linguística históricaResumo
Neste artigo, apresentamos uma teoria de mudança semântica baseada emalguns princípios fundamentais da semântica e da pragmática formais daslínguas naturais, aliadas a conceitos advindos da teoria da gramaticalização.Na Introdução, apresentamos a problemática principal que analisaremose expomos a estrutura do presente texto. A seção 1 traz os conceitos decomposicionalidade e de reanálise estrutural que, combinados com oprincípio pragmático exposta na seção 2, serão mobilizadas para explicar osfenômenos analisados na seção 3. A seção 4 traz alguns casos que podemser alvo da teoria aqui exposta e a Conclusão retoma o caminho percorridoe lida com o problema da gradualidade da mudança.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
16-03-2016
Como Citar
BASSO, R. M. Mecanismos de mudança semântica: composicionalidade, reanálise e pragmática. Revista do GELNE, [S. l.], v. 15, n. 1/2, p. 167–190, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9415. Acesso em: 23 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.