Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de História
uma reflexão sobre o uso de fontes históricas em sala de aula.
DOI:
https://doi.org/10.21680/2596-0113.2019v2n0ID19540Palavras-chave:
Ensino de História. Parâmetros Curriculares. Fontes Históricas.Resumo
O presente estudo trata-se de uma análise sobre o uso de fontes históricas em sala de aula segundo a perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de História. Primeiramente, nos propomos a tecer uma análise acerca da perspectiva de utilização das fontes históricas apontadas pelos PCN’s, buscando localizar a elaboração deste documento em um contexto de influência da Escola dos Annales e de construção de um Brasil democrático. Em seguida, apontamos uma discussão teórica a respeito do uso de fontes em sala de aula, à luz dos estudos dos autores Albuquerque Jr. (2012), Caimi (2008), Fico (2012), Pereira e Seffner (2008). Por fim, apontamos as possibilidades do uso da Capoeira como fonte histórica com base nas recomendações dos PCN’s de História.
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