O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O manuscrito está no template da Revista. Ver template em https://drive.google.com/file/d/1E_oPKqoM4Dw40m8DcBZgQ1Tqfa7qJv1f/view?usp=sharing

Diretrizes para Autores

Idiomas aceitos  para publicação:

Português, inglês e espanhol.

Tipos de trabalhos aceitos para publicação:

Artigos, resenhas, entrevistas e documentos.

Padrão de normalização adotado:

APA

Critérios de submissão e avaliação:

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

No momento da submissão o autor deve afirmar que: A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word; O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista; As instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para autores:

Template: https://drive.google.com/file/d/1E_oPKqoM4Dw40m8DcBZgQ1Tqfa7qJv1f/view?usp=sharing

Estrutura do texto: Título, Resumo e Palavras-chave em inglês e outro idioma, preferencialmente espanhol ou português. O resumo deve conter objetivo, metodologia, resultados e conclusão do estudo); Corpo do texto (deve conter a metodologia utilizada no estudo); Referências em APA.

Para instruções sobre casos de referências de acordo com as normas da APA, consulte o material “Normalização de Referências: adaptação do manual de estilo da American Psychological Association (APA) – 6a ed.”, publicado pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo: http://www.ip.usp.br/portal/images/biblioteca/normalizacao_referencias_APA_6_ed_vers%C3%A3o2013.pdf

Autoria: No ato da submissão, é obrigatório o cadastro de todos os autores do manuscrito nos metadados do sistema, inserindo o nome completo (no máximo quatro), número identificador (ID) do ORCID, endereço institucional e o e-mail. Não será permitida a inclusão posterior de autores que não estiverem cadastrados no sistema.

Extensão dos manuscritos:

Artigos, traduções e artigos dos dossiês - de 25.000 a 50.000 caracteres com espaços, excluídos da contagem o resumo e suas versões em inglês e língua vernácula, e incluídos gráficos, tabelas, figuras e imagens). O resumo e suas versões deverão conter entre 700 e 800 caracteres com espaços, cada um;

Resenhas - de 8.000 a 15.000 caracteres com espaços;

Entrevistas - de 8.000 a 15.000 caracteres com espaços; 

Documentos - de 8.000 a 60.000 caracteres com espaços. HIstoty of Education in Latin America (HistELA) publica documento transcrito, considerado importante e de difícil acesso, que possa servir de subsídio para estudos e investigações no campo da História da Educação. O documento transcrito deve preservar, na medida do possível, as características originais. A transcrição do documento não deve ultrapassar 60.000 caracteres (com espaços), salvo exceção expressamente descrita aos editores e aprovada por estes. Deve-se informar a referência bibliográfica completa e a localização do documento (museu, acervo, arquivo, biblioteca), bem como estar acompanhado por uma apresentação analítica consistente e por informações quanto à autorização de reprodução. Será aceita apresentação de documento com até dois autores, sendo que ambos devem ser, obrigatoriamente, pelo menos, pesquisadores doutorandos. A apresentação do documento deverá conter, no máximo, 15.000 caracteres (com espaços), incluindo, se houver, citações e referências bibliográficas.

Avaliação:

A avaliação dos manuscritos é feita por pares, pelo método Double Blind Review, onde cada manuscrito é avaliado por dois pareceristas ad hoc externos, selecionados por especialidade ou afinidade em relação ao conteúdo temático do manuscrito sob apreciação.

Após a submissão o manuscrito é avaliado pelos pareceristas ad hoc, que analisam, sugerem correções e melhorias. Em seguida é feita a análise pelo editor, que analisa os pareceres e decide pela recusa ou aceitação do manuscrito.

Após a análise do editor, o manuscrito é devolvido para os autores para realização das melhorias sugeridas pelos pareceristas.

Por fim, o autor envia a versão final do manuscrito, com o respectivo relatório do software de detecção de similaridades (possivelmente o CopySpider).

A avaliação é cega, sem identificação dos autores e pareceristas ad hoc.

A nominata anual com o nome de todos os pareceristas ad hoc é publicada no último número do ano.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.