Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, disponível no menu Submissão.
  • O manuscrito está formatado de acordo com o template da Revista. Ver template no menu principal.

Diretrizes para Autores

Idiomas aceitos  para publicação:

Português, inglês, francês e espanhol.

Tipos de trabalhos aceitos para publicação:

Artigos, resenhas, entrevistas e documentos.

Padrão de normalização adotado:

APA

Critérios de submissão e avaliação:

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

No momento da submissão o autor deve afirmar que: A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word; O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista; As instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para autores:

Template

Estrutura do texto: Título, Resumo e Palavras-chave em inglês e outro idioma, preferencialmente espanhol ou português. O resumo deve conter objetivo, metodologia, resultados e conclusão do estudo); Corpo do texto (deve conter a metodologia utilizada no estudo); Referências em APA.

Para instruções sobre casos de referências de acordo com as normas da APA, consulte adaptação do manual de estilo da American Psychological Association (APA), 7a edição, disponível aqui.

Autoria: No ato da submissão, é obrigatório o cadastro de todos os autores do manuscrito nos metadados do sistema, inserindo o nome completo (no máximo quatro), número identificador (ID) do ORCID, endereço institucional e o e-mail. Não será permitida a inclusão posterior de autores que não estiverem cadastrados no sistema.

Extensão dos manuscritos:

Artigos - de 25.000 a 50.000 caracteres com espaços, excluídos da contagem o resumo e suas versões em inglês e língua vernácula, e incluídos gráficos, tabelas, figuras e imagens). O resumo e suas versões deverão conter entre 700 e 800 caracteres com espaços, cada um;

Resenhas - de 8.000 a 15.000 caracteres com espaços;

Entrevistas - de 8.000 a 15.000 caracteres com espaços; 

Documentos - de 8.000 a 60.000 caracteres com espaços. Histoty of Education in Latin America (HistELA) publica documento transcrito, considerado importante e de difícil acesso, que possa servir de subsídio para estudos e investigações no campo da História da Educação. O documento transcrito deve preservar, na medida do possível, as características originais. A transcrição do documento não deve ultrapassar 60.000 caracteres (com espaços), salvo exceção expressamente descrita aos editores e aprovada por estes. Deve-se informar a referência bibliográfica completa e a localização do documento (museu, acervo, arquivo, biblioteca), bem como estar acompanhado por uma apresentação analítica consistente e por informações quanto à autorização de reprodução. Será aceita apresentação de documento com até dois autores, sendo que ambos devem ser, obrigatoriamente, pelo menos, pesquisadores doutorandos. A apresentação do documento deverá conter, no máximo, 15.000 caracteres (com espaços), incluindo, se houver, citações e referências bibliográficas.

Avaliação

A avaliação dos manuscritos é feita por pares, pelo método Double Blind Review, onde cada manuscrito é avaliado por dois pareceristas ad hoc externos, selecionados por especialidade ou afinidade em relação ao conteúdo temático do manuscrito sob apreciação.

Para o aceite final do artigo será necessário dupla aprovação, logo, no caso de desacordo no duplo cego, encaminha-se a submissão a um terceiro avalidor ad hoc para o devido desempate. Após a análise do editor, o manuscrito é devolvido para os autores para realização das melhorias sugeridas pelos pareceristas. Por fim, o autor envia a versão final do manuscrito, com o respectivo relatório do software de detecção de similaridades (possivelmente o CopySpider).

O processo de avaliação é duplo cego, sem identificação dos autores e pareceristas ad hoc. Assim, ressalta-se que é de responsabilidade dos autores evitar que haja elementos capazes de identificá-los em qualquer parte do texto. Recomenda-se para garantir o anonimato durante o processo editorial, que o nome do autor seja removido das propriedades do arquivo (a partir da ferramenta “Propriedades do documento”, opção do menu “Arquivo” do MS Word ou da ferramenta “Preferências do documento”, opção “remover informações pessoais ao salvar o arquivo) e em qualquer outra parte do manuscrito enviado.

A nominata anual com o nome de todos os pareceristas ad hoc é publicada no último número do ano.

APCs e taxa de submissão 

A revista History of Education in Latin America - HistELA não cobra taxa de processamento de artigos (APCs) ou taxa de submissão aos autores qualquer tipo de taxa de submissão ou publicação.

Artigos

Política padrão de seção