Avaliação Pelos Pares
A avaliação dos manuscritos é feita por pares, pelo método Double Blind Review, onde cada manuscrito é avaliado por dois pareceristas ad hoc externos, selecionados por especialidade ou afinidade em relação ao conteúdo temático do manuscrito sob apreciação.
Para o aceite final do artigo será necessário dupla aprovação, logo, no caso de desacordo no duplo cego, encaminha-se a submissão a um terceiro avalidor ad hoc para o devido desempate. Após a análise do editor, o manuscrito é devolvido para os autores para realização das melhorias sugeridas pelos pareceristas. Por fim, o autor envia a versão final do manuscrito, com o respectivo relatório do software de detecção de similaridades (possivelmente o CopySpider).
O processo de avaliação é duplo cego, sem identificação dos autores e pareceristas ad hoc. Assim, ressalta-se que é de responsabilidade dos autores evitar que haja elementos capazes de identificá-los em qualquer parte do texto. Recomenda-se para garantir o anonimato durante o processo editorial, que o nome do autor seja removido das propriedades do arquivo (a partir da ferramenta “Propriedades do documento”, opção do menu “Arquivo” do MS Word ou da ferramenta “Preferências do documento”, opção “remover informações pessoais ao salvar o arquivo) e em qualquer outra parte do manuscrito enviado.
A nominata anual com o nome de todos os pareceristas ad hoc é publicada no último número do ano.