História da Educação, Acervos e Sujeitos:

Atas Escolares Como Fontes

Autores

  • Damirianis de Souza Cardoso Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Cristiane Batista da Silva Santos Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2024v7n1ID38029

Palavras-chave:

História da Educação, Nacionalismo, Grupo Escolar, Atas Escolares

Resumo

O presente estudo faz parte de um projeto maior intitulado “Representações Raciais na História da Educação em Canavieiras” inserido no campo da História da Educação. O objetivo deste trabalho é analisar as atas escolares do Grupo Escolar Quinze de Outubro como fonte de pesquisa, investigando como o nacionalismo e as memórias e ações do corpo docente descritas nas atas se manifestaram nas práticas escolares, além de mapear os sujeitos, seus cargos, embates e tensões na dinâmica educacional na Era Vargas. A metodologia utilizada é a pesquisa documental das atas escolares de 1930 a 1943, analisadas com base nos questionamentos de Marson (1984). Conclui-se o predomínio feminino no magistério e a forte presença do nacionalismo nos materiais didáticos, nas comemorações escolares e nas práticas escolares, além da fiscalização da efetivação da ideologia nacionalista na educação por meio do inspetor escolar.

 

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Biografia do Autor

Damirianis de Souza Cardoso , Universidade Estadual de Santa Cruz

Licenciada em Pedagogia (UESC). Discente do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado profissional em Educação (PPGE/UESC). Bolsista FAPESB. Integrante do Grupo de Pesquisa em Política e História da educação (GRUPPHED/UESC).

Cristiane Batista da Silva Santos , Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Estudos Étnicos e Africanos-CEAO (UFBA). Professora titular no Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Educação (PPGE/UESC). Integrante do Grupo de Pesquisa em Política e História da Educação (GRUPPHED/UESC)

 

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Fotografia - Grupo Escolar 15 de Outubro - Canavieiras-BA - Prédio com Dois Pavimentos -Foto Histórica da Primeira Metade do Século XX

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Publicado

21-12-2024

Como Citar

Cardoso , D. de S. ., & Santos , C. B. da S. (2024). História da Educação, Acervos e Sujeitos: : Atas Escolares Como Fontes . History of Education in Latin America - HistELA, 7(1), e38029. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2024v7n1ID38029

Edição

Seção

Artigos