História da Educação, Acervos e Sujeitos:
Atas Escolares Como Fontes
DOI:
https://doi.org/10.21680/2596-0113.2024v7n1ID38029Palavras-chave:
História da Educação, Nacionalismo, Grupo Escolar, Atas EscolaresResumo
O presente estudo faz parte de um projeto maior intitulado “Representações Raciais na História da Educação em Canavieiras” inserido no campo da História da Educação. O objetivo deste trabalho é analisar as atas escolares do Grupo Escolar Quinze de Outubro como fonte de pesquisa, investigando como o nacionalismo e as memórias e ações do corpo docente descritas nas atas se manifestaram nas práticas escolares, além de mapear os sujeitos, seus cargos, embates e tensões na dinâmica educacional na Era Vargas. A metodologia utilizada é a pesquisa documental das atas escolares de 1930 a 1943, analisadas com base nos questionamentos de Marson (1984). Conclui-se o predomínio feminino no magistério e a forte presença do nacionalismo nos materiais didáticos, nas comemorações escolares e nas práticas escolares, além da fiscalização da efetivação da ideologia nacionalista na educação por meio do inspetor escolar.
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