História e Memória da Criação das Escolinhas de Arte (Brasil-Portugal)

Autores

  • Regiane Rodrigues Araújo Universidade Federal do Ceará
  • Adalucami Menezes Pereira Gonçalves Centro Universitário Christus (Unichristus)
  • Karla Karine Nascimento Fahel Evangelista Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2024v7n1ID38024

Palavras-chave:

Escolinhas de Arte, História, Memória, Educação estética

Resumo

O presente texto versa sobre a história e a memória da criação das primeiras Escolinhas de Arte do Brasil e de Portugal, bem como do labor criativo dos seus fundadores: Augusto Rodrigues e Cecília Menano. O objetivo consistiu em demonstrar o quanto a formação humana carece de práticas educativas pautadas no conhecimento da sensibilidade artística e na educação estética. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, pautada nos estudos de Gaskell (2002), com a utilização de imagens como fonte de pesquisa, de acordo com as contribuições de Kossoy (2007) e Walter Benjamin (2009). Os resultados nos revelaram um processo de descolonização da educação pela arte, por via do Movimento Escolinhas de Arte do Brasil e do pioneirismo de Augusto Rodrigues. Concluímos que a inclusão da arte nas diversas atividades educativas propicia o desenvolvimento da criatividade e da autonomia na infância.

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Biografia do Autor

Regiane Rodrigues Araújo, Universidade Federal do Ceará

Doutora e Mestra em Educação. Especialista em Formação de Professores para o Ensino Superior e Educação Continuada. Graduada em Filosofia e Pedagogia. Integrante da Linha de Pesquisa História e Educação Comparada (LHEC/UFC).

 

Adalucami Menezes Pereira Gonçalves, Centro Universitário Christus (Unichristus)

Professora no Centro Universitário Christus (Unichristus) e no Centro Universitário Inta (Uninta)

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra e graduada em Letras e Especialista em Estudos Clássicos pela mesma universidade. 

 

Karla Karine Nascimento Fahel Evangelista, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Pedagoga pela mesma universidade.

 

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Atelier de pintura

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Publicado

21-12-2024

Como Citar

Araújo, R. . R., Gonçalves, A. . M. P., & Evangelista, K. K. N. F. (2024). História e Memória da Criação das Escolinhas de Arte (Brasil-Portugal). History of Education in Latin America - HistELA, 7(1), e38024. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2024v7n1ID38024

Edição

Seção

Artigos