História e Memória da Criação das Escolinhas de Arte (Brasil-Portugal)
DOI:
https://doi.org/10.21680/2596-0113.2024v7n1ID38024Palavras-chave:
Escolinhas de Arte, História, Memória, Educação estéticaResumo
O presente texto versa sobre a história e a memória da criação das primeiras Escolinhas de Arte do Brasil e de Portugal, bem como do labor criativo dos seus fundadores: Augusto Rodrigues e Cecília Menano. O objetivo consistiu em demonstrar o quanto a formação humana carece de práticas educativas pautadas no conhecimento da sensibilidade artística e na educação estética. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, pautada nos estudos de Gaskell (2002), com a utilização de imagens como fonte de pesquisa, de acordo com as contribuições de Kossoy (2007) e Walter Benjamin (2009). Os resultados nos revelaram um processo de descolonização da educação pela arte, por via do Movimento Escolinhas de Arte do Brasil e do pioneirismo de Augusto Rodrigues. Concluímos que a inclusão da arte nas diversas atividades educativas propicia o desenvolvimento da criatividade e da autonomia na infância.
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