Educação e Colonialismo no Piauí:

Os Múltiplos Sistemas de Ensino e suas Finalidades

Autores

  • Manoel Rodrigues Pachêco Júnior Universidade Estadual do Piauí
  • Salânia Maria Barbosa Melo Universidade Estadual do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2024v7n1ID38030

Palavras-chave:

Ensino, Educação, Colonialismo, Sujeito, Piauí

Resumo

Este artigo analisa a educação e o colonialismo no Piauí no século XIX, explorando os sistemas de ensino e suas especificidades. Inicia-se com uma discussão sobre os conceitos de ensino e educação, que, embora distintos, estão interligados. A pesquisa examina o ensino na lógica colonial piauiense, mostrando que a ideia de sujeito estava ligada ao poder, excluindo escravos, indígenas e outros grupos. O ensino serviu como ferramenta de imposição cultural e reprodução social, beneficiando uma elite fundiária em detrimento de indígenas, libertos e negros escravizados. Assim, caracteriza-se como um mecanismo de controle, conforme a noção de “reprodução cultural” proposta por Bourdieu.

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Biografia do Autor

Manoel Rodrigues Pachêco Júnior, Universidade Estadual do Piauí

Formado em licenciatura plena em História pela Universidade Estadual do Piauí, mestrando por meio do Programa de pós graduação em sociedade e cultura – PPGSC – UESPI. Pesquiso acerca dos sistemas de ensino piauienses em voga no século XIX, com foco no ensino familiar.

 

Salânia Maria Barbosa Melo , Universidade Estadual do Piauí

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Mestrado em Educação pela UFPI e Doutorado em Educação Brasileira na Universidade Federal do Ceará -UFC-(2009). Pós-doutora pela Universidade Federal da Paraíba. (2013).

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imagem retangular do sertão em estilo cubista.

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Publicado

21-12-2024

Como Citar

Pachêco Júnior, M. R. . ., & Melo , S. M. B. (2024). Educação e Colonialismo no Piauí: : Os Múltiplos Sistemas de Ensino e suas Finalidades. History of Education in Latin America - HistELA, 7(1), e38030. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2024v7n1ID38030

Edição

Seção

Artigos