O movimento da Escola Nova no contexto histórico do primeiro Governo de Getúlio Vargas (1930-1945)

Autores

  • Priscila Muniz Coutinho Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2023v6n1ID33347

Palavras-chave:

Brasil, Intelectuais, História da educação

Resumo

Apresentamos uma análise da Escola Nova no Brasil enquanto movimento político-educacional de um contexto histórico. O trabalho objetiva corroborar para a produção sobre a História da Educação e para o campo de produção da História Cultural segundo a perspectiva de estudos da contracultura, assim destacamos interesses que versões históricas podem conter na produção acadêmica. A partir da análise de fontes documentais e referencial bibliográfico relacionado tratamos da conjuntura política na instituição do Ministério da Educação e Saúde Pública em 1930; as bases filosóficas e propostas de aplicação da Escola Nova; bem como a conexão e heterogeneidade entre intelectuais do movimento como uma rede interligada de fatores fundamentais para tratar do Grupo Escolanovista brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Muniz Coutinho, Universidade Federal de Uberlândia

Programa de Pos-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO. Breve Histórico. Página Inicial. Disponível em: http://www.abe1924.org.br/quem-somos. Acesso em 20 de nov. 2021.

A ERA VARGAS: dos anos 20 a 1945. Ministério da Educação. Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro. Sem data. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos30-37/IntelectuaisEstado/MinisterioEducacao. Acesso em 10 nov. 2021.

BOURDIEU, Pierre. Sociologia. São Paulo: Ática. Coleção Grandes Cientistas Sociais, vol. 39, 1983.

https://educador.brasilescola.uol.com.br/gestao-educacional/escola-nova.htm

BURKE, Peter. O que é História Cultural?. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

CARVALHO, Maria M. C. Molde nacional e forma cívica: higiene, moral e trabalho no projeto da Associação Brasileira de Educação (1924-1931). Bragança Paulista: EDUSF, 1998.

CHAUÍ, Marilena. Conformismo e Resistência: aspectos da cultura popular no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1886.

FILHO, Lourenço. Introdução ao Estudo da Escola Nova: bases, sistemas e diretrizes da pedagogia contemporânea. Rio de Janeiro: EdUERJ: Conselho Federal de Psicologia, 2002.

MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA (1932). Disponível em: https://www.histedbr.fe.unicamp.br/pf-histedbr/manifesto_1932.pdf. Acesso em 25 nov. 2021.

MIGNOT, Ana C.V. Armanda Álvaro Alberto. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

MONARCHA, Carlos. Lourenço Filho. Recife: Massangana. 2010. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4706.pdf. Acesso em 20 nov. 2021.

NAPOLITANO, Marcos. Golpe de Estado: entre o nome e a coisa. Atualidades, Estud. av. 33 (96), May-Aug 2019.

PAIVA, Vanilda. História da Educação Popular no Brasil. São Paulo: LOYOLA, 2003.

PANDOLFI, Dulce C. Os anos 30: as incertezas do regime. In: XXII Simpósio Nacional de História, Anais, 2013, João Pessoa. Associação Nacional de História - APUH.

PARANHOS, Adalberto. Os desafinados: sambas e bambas no “Estado Novo”. São Paulo: Intermeios, 2015.

PERROT, Michelle. Minha História das Mulheres. São Paulo: Contexto, 2019.

PESAVENTO, Sandra J. História e História Cultural. e-book: Autêntica, 2003.

SAMPAIO, Alberto; et.al. A escola Regional de Meriti: documentário: 1921-1964. - Armanda Álvaro Alberto (Org). Brasília: Inep, 2016.

SCHWARCZ, Lilia M.; STARLING, Heloisa M.. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

THOMPSON, E. P. Patrícios e plebeus. In: Costumes em comum: estudos sore a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

WESTBROOK, Robert B. John Dewey. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Massangana, 2010.

Captura de tela do texto do Manifesto dos Pioneiros da Educação (1932) que foi republicado na RBEP https://download.inep.gov.br/download/70Anos/Manifesto_dos_Pioneiros_Educacao_Nova.pdf

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

Coutinho, P. M. (2023). O movimento da Escola Nova no contexto histórico do primeiro Governo de Getúlio Vargas (1930-1945) . History of Education in Latin America - HistELA, 6(1), e33347. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2023v6n1ID33347

Edição

Seção

Artigos