Paulo Freire e as “40 horas de Angicos” (Rio Grande do Norte-Brasil): fotografia e memória da alfabetização de adultos

Autores

  • Ana Paula Marinho de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Cláudia Karina Soares de Macêdo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Francisco das Chagas Silva Souza IFRN
  • José Gerardo Bastos da Costa Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Paulo Freire, Fotografia, Memória, Alfabetização de adultos, Ensino

Resumo

Neste artigo, discute-se acerca do projeto “40 horas de Angicos”, desenvolvido pelo educador Paulo Freire, nos anos 1960, no interior do Rio Grande do Norte. Foram analisadas 4 fotografias referentes ao projeto aludido e que guardam a memória desse importante fato da história da educação no Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com o uso de imagens fotográficas disponibilizadas em 3 sites da internet. Discute-se a fotografia a partir dos estudos de Kossoy (2001), Mauad (2008) e Ciavatta (2012). Constatou-se a importância das fotografias como uma forma de guarda da memória e salienta-se o fato de que esses documentos são repletos de sentidos e significados que precisam ser questionados e interpretados considerando o contexto e o porquê de sua produção e veiculação.

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Biografia do Autor

Ana Paula Marinho de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestre em Ensino (Posensino - UERN/IFRN/UFERSA), doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGE), do IFRN, Natal.

Bolsista Capes. 

Francisco das Chagas Silva Souza, IFRN

Dr em educação (UFRN).

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (IFRN).

Diretoria Acadêmica (IFRN/Mossoró).

José Gerardo Bastos da Costa Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestre em Ensino (Posensino - UERN/IFRN/UFERSA). Docente do IFRN/Mossoró.

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Publicado

29-12-2022

Como Citar

Lima, A. P. M. de ., Macêdo, C. K. S. de ., Souza, F. das C. S., & Costa Júnior, J. G. B. da . (2022). Paulo Freire e as “40 horas de Angicos” (Rio Grande do Norte-Brasil): fotografia e memória da alfabetização de adultos. History of Education in Latin America - HistELA, 5, e30426. Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/30426

Edição

Seção

Artigos