A importância dos estudos métricos da informação na construção de indicadores para a formação e desenvolvimento de coleções
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-0198.2017v1n2ID10860Resumo
Enfatiza a importância dos estudos métricos da informação na construção de indicadores para a formação e desenvolvimento de coleções. Objetiva abordar os métodos quantitativos como instrumentos de administração para a mensuração de dados, os quais podem facilitar o estabelecimento de diagnósticos e de avaliações a fim de otimizar a tomada de decisão para a formação e desenvolvimento de coleções nas unidades de informação. Utiliza como metodologia as pesquisas bibliográficas e eletrônicas as quais subsidiaram o desenvolvimento do estudo. Conclui destacando que a análise quantitativa da literatura, como instrumento de administração, pode acelerar o alcance da meta do bibliotecário que é a de maximizar a utilização social dos registros de informação para fins de benefício de seus usuários.Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Cristina Barbosa de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. Brasilia, DF: Briquet de Lemos, 2005.
ANDRADE, Diva ; VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Aquisição de matérias de informação. Brasília: Brinquet de Lemos, 1996.
BRANÍCIO, Simone de A. R.; CASTRO FILHO, Cláudio M. O trabalho do dirigente de unidades de informação sob diferentes perspectivas administrativas. Perspectivas em Ciência da Informação, Minas Gerais, v.12, n.3, p.142-155, set./dez. 2007.
LIMA, Regina Célia Montenegro de. Bibliometria : análise quantitativa da literatura como instrumento de administração em sistemas de informação. Ci. Inf., Brasília, v. 15, n. 2, p.127-133, jul./dez. 1986.
MACIEL, A. C.; MENDONÇA, M. A. R. Bibliotecas como organizações. Rio de Janeiro: Interciência, 2000.
MARCHIORI, P. Z. A ciência e a gestão da informação: compatibilidade no espaço profissional. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 31, n. 2, p. 72-79, maio/ago. 2002. Disponível em: <http://www.ibict.br/cionline/>. Acesso em: 23 maio. 2014.
MORALES; Melvyn. Informetrics and its importance. Internation Fórum on Information and Documentation, v.10, n.2, p.15-21, April 1985.
MUGNAINI, Rogério; CARVALHO, Telma; CAMPANATTI-OSTIZ, Heliane.
Indicadores de produção científica: uma discussão conceitual. In: POBLACION, Dinah Aguiar; WITTER, Geraldina Porto; SILVA, José Fernando Modesto da. Comunicação & produção científica: contexto, indicadores e avaliação. São Paulo: Angellara, 2006. p.313-340.
NORONHA, Dayse Pires; MARICATO, João de Melo. Estudos Métricos da Informação : primeiras aproximações. Enc. Bibli: Rev. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, n. esp., 2008.
OLIVEIRA, Ely Francina Tannuri de.; GRACIO, Maria Cláudia Cabrini. Perspectivas em Ciência da Informação, Minas Gerais, v.16, n. 4, p. 16-28, out./dez. 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/pci/v16n4/v16n4a03.pdf>. Acesso em: 20 out. 2014.
TAGUE-SUTCLIFFE, J. Introduction to informetrics. Information Processing and
Management, v. 28, n.1 p. 1-3, 1992.
VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Seleção de materiais de informação. Brasília: Briquet de Lemos, 1995.
______ . Desenvolvimento de coleções: uma nova visão para o planejamento de recursos informacionais. Ci. Inf., Brasília, v. 22, n.1, 1993. Disponível em: <http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/1208/849> . Acesso em: 10 dez. 2014.
______ . Seleção de materiais de informação. Brasília: Brinquet de Lemos,1997.
WEITZEL, Simone R. O desenvolvimento de coleções e a organização do conhecimento : suas origens e desafios. Perspect. Cienc. Inf., Belo Horizonte, v.7, n.1, p.61-67, jan./jun. 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores manterão seus direitos autorais e garantirão à revista o direito de primeira publicação de seu trabalho, que estará simultaneamente sujeito à Licença Internacional Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar ou enlaçar os artigos completos desta revista, sem a necessidade de requerer permissão ao editor ou ao autor, desde que seu autor e sua primeira publicação sejam indicados. A licença não permite usos comerciais dos artigos publicados.
Os autores podem adotar outros contratos de licença não exclusivos para a distribuição da versão da obra publicada (ex: depositar em repositório institucional ou publicar em volume monográfico) desde que indicada a publicação inicial nesta revista.
Os autores são autorizados e recomendados a divulgar seus trabalhos pela Internet (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seus sites) antes e durante o processo de submissão, o que pode levar a trocas interessantes e aumentar as citações de o trabalho publicado. Nesse caso, solicitamos que o cabeçalho do manuscrito indique: "Esta é uma versão pre-print enviada à Revista Informação na Sociedade Contemporânea (https://periodicos.ufrn.br/informacao)"
A Revista Informação na Sociedade Contemporânea adere aos principios e valores da publicação científica como expressos por AmeliCA para preservar o acceso aberto ao conhecimento científico sob modelos não comerciais.