Análise do uso de repositórios digitais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-0198.2017v1n0ID12285Resumo
Estuda o uso e a visibilidade dos repositórios institucionais, em especial o da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Busca verificar a experiência e a percepção do usuário no que concerne aos repositórios digitais em face ao suprimento das suas necessidades informacionais. Tem como objetivo geral analisar o uso e a visibilidade do Repositório Institucional da UFRN. Visa especificamente analisar se os discentes conhecem os repositórios da instituição de ensino em que fazem parte, bem como identificar quais os repositórios digitais que esses discentes acessam e qual a frequência de uso. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica em fontes impressas e eletrônicas; pesquisa descritiva com abordagens quantitativas e qualitativas resultantes da aplicação de 200 questionários no período de janeiro a maio de 2015 e 33 em maio de 2016, cujas questões objetivas e discursivas contemplam os objetivos deste trabalho. Conclui inferindo que a visibilidade dos repositórios institucionais da instituição supracitada ainda é baixa e que não há o conhecimento necessário por parte dos discentes no que concerne ao uso dessas ferramentas. Conclui-se que ainda permanece o baixo índice de uso e preferência da comunidade acadêmica em relação aos repositórios institucionais da universidade como fonte de informação para a busca e recuperação das produções científicas.
Downloads
Referências
BARROS, A. J. S.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de Metodologia: um guia para a iniciação científica. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 2000.
CUNHA, Murilo Bastos da. Construindo o futuro: a biblioteca universitária brasileira em 2010. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 1, p. 71-89, 2000.
CROW, R. The case for institutional repositories: a SPARC position paper. The Scholarly Publishing & Academic Resources Coalition 21 Dupont Circle. DC: Washington, 2002. Disponível em:<http://www.arl.org/sparc/bm~doc/ir_fial_release_ 102.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2015.
DERVIN, Brenda. Sense-making theory and practice: an overview of user interests in knowledge seeking and use. Journal of Knowledge Management, v. 2, n.2, p. 36 – 46, 1988.
DIAS, Maria Matilde Kronka; PIRES, Daniela. Usos e usuários da informação. São Carlos: EdUFSCar, 2004. 48p.
DODEBEI, Vera. Repositórios institucionais: por uma memória criativa no ciberespaço. In: SAYÃO, Luis Fernando et al. (Org.). Implantação e gestão de repositórios institucionais: políticas, memória, livre acesso e preservação. Salvador: EDUFBA, 2009. 365 p.
FERREIRA, S. M. P. Novos paradigmas da informação e novas percepções do usuário. Ciência da Informação, Brasília, v. 25, n. 2, p. 217-223, maio/ago. 1996. Disponível em: <http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/440/398>. Acesso em: 3 mar. 2015.
LECKIE, G. J.; PETTIGREW, K. E.; SYLVAIN, C. Modeling the information seeking of professional: a general model derived from research on engineers, health care professionals and lawyers. Library Quarterly, v. 66, n. 2, p. 161-193, 1996.
MANESS, Jack M.; MIASKIEWICZ, Tomasz; SUMNER, Tamara. Using Personas to Understand the Needs and Goals of Institutional Repository Users. D-lib Magazine, Colorado, v. 10, n. 9, jul. 2008. Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2015.
MARCONDES, Carlos Henrique; SAYÃO, Luis Fernando. Software livres para repositórios institucionais: alguns subsídios para a seleção. In: SAYÃO, Luis Fernando et al.(Org.). Implantação e gestão de repositórios institucionais: políticas, memória, livre acesso e preservação. Salvador: EDUFBA, 2009b. 365 p.
OPENDOAR. The Directory of Open Access Repositories. University of Nottingham (UK), 2016. Disponível em:< http://www.opendoar.org/>. Acesso em: 25 jan. 2016.
ROBREDO, J. Da ciencia da informação revisitada aos sistemas humanos de informação. Brasília: Thesaurus, SSRR Informações, 2003.
RUMSEY, Sally. Case Study: Oxford University Research Archive (ORA). Open Repositories 2008, Oxiford, p.1-10, mar. 2008. Disponível em: < http://ora.ox.ac.uk /objects/uuid:77f86391-4480-4c74-8143-eea1147141f8>. Acesso em: 20 jun. 2015.
RUSSELL, Rosemary; DAY, Michael. Institutional Repository Interaction with Research Users: A Review of Current Practice. New Review of Academic Librarianship, v. 16, n. S1, 2010, p.116-131. Disponível em: http://www.Informa world.com/smpp/ftinterface~db=all~content=a928307770~fulltext=713240930. Acesso em: 18 jun. 2015.
UNIVERISDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Repositório Institucional. Disponível em:< http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui>. Acesso em: 2 maio 2015.
WELL, Paul. Institutional Repositories: Investigating User Groups and Comparative Evaluation Using Link Analysis. 2009. Tese de mestrado University of the West of England. Disponível em: http://eprints.rclis.org/16519/. Acesso em: 16 abr. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores manterão seus direitos autorais e garantirão à revista o direito de primeira publicação de seu trabalho, que estará simultaneamente sujeito à Licença Internacional Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar ou enlaçar os artigos completos desta revista, sem a necessidade de requerer permissão ao editor ou ao autor, desde que seu autor e sua primeira publicação sejam indicados. A licença não permite usos comerciais dos artigos publicados.
Os autores podem adotar outros contratos de licença não exclusivos para a distribuição da versão da obra publicada (ex: depositar em repositório institucional ou publicar em volume monográfico) desde que indicada a publicação inicial nesta revista.
Os autores são autorizados e recomendados a divulgar seus trabalhos pela Internet (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seus sites) antes e durante o processo de submissão, o que pode levar a trocas interessantes e aumentar as citações de o trabalho publicado. Nesse caso, solicitamos que o cabeçalho do manuscrito indique: "Esta é uma versão pre-print enviada à Revista Informação na Sociedade Contemporânea (https://periodicos.ufrn.br/informacao)"
A Revista Informação na Sociedade Contemporânea adere aos principios e valores da publicação científica como expressos por AmeliCA para preservar o acceso aberto ao conhecimento científico sob modelos não comerciais.