Representação da informação em repositórios digitais: implicações da Folksonomia no processo de recuperação da memória documental
Resumo
Estuda a Folksonomia e a representação colaborativa da informação que consiste em uma nova forma de interação e agilidade na organização e na representação da informação, resultante dos preceitos de interatividade da Web 2.0. Apresenta reflexões sobre o ambiente cibernético, considerando-o como um espaço de comunicação global e interação entre as pessoas visando construir a inteligência coletiva. Objetiva identificar e analisar as implicações da Folksonomia no processo de representação e recuperação da informação em Repositórios Digitais. Utiliza como subsídio informacional para a realização da pesquisa, de caráter qualitativo, fontes de informações convencionais e eletrônicas, tais como: livros, periódicos eletrônicos, bases de dados nacionais e internacionais, sites, bibliotecas digitais etc. Aborda aspectos históricos e conceituais relativos à Web 2.0 elencando as suas principais características e ferramentas, bem como menciona conceitos e tipologias dos Repositórios Digitais. Analisa o metadado assunto da Biblioteca Digital de Monografias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Aponta alguns descritores utilizados na representação do conteúdo das monografias do Repositório Digital em análise. Indica elementos que podem facilitar a representação, recuperação e acesso à informação contida em ambiente digital. Conclui enfatizando que as questões voltadas para a representação da informação em ambientes colaborativos devem ser levadas em consideração principalmente pelos profissionais da informação, haja vista a existência de várias implicações no processo de recuperação dos documentos nesse contexto.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores manterão seus direitos autorais e garantirão à revista o direito de primeira publicação de seu trabalho, que estará simultaneamente sujeito à Licença Internacional Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar ou enlaçar os artigos completos desta revista, sem a necessidade de requerer permissão ao editor ou ao autor, desde que seu autor e sua primeira publicação sejam indicados. A licença não permite usos comerciais dos artigos publicados.
Os autores podem adotar outros contratos de licença não exclusivos para a distribuição da versão da obra publicada (ex: depositar em repositório institucional ou publicar em volume monográfico) desde que indicada a publicação inicial nesta revista.
Os autores são autorizados e recomendados a divulgar seus trabalhos pela Internet (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seus sites) antes e durante o processo de submissão, o que pode levar a trocas interessantes e aumentar as citações de o trabalho publicado. Nesse caso, solicitamos que o cabeçalho do manuscrito indique: "Esta é uma versão pre-print enviada à Revista Informação na Sociedade Contemporânea (https://periodicos.ufrn.br/informacao)"
A Revista Informação na Sociedade Contemporânea adere aos principios e valores da publicação científica como expressos por AmeliCA para preservar o acceso aberto ao conhecimento científico sob modelos não comerciais.