Encontrabilidade da informação em repositórios institucionais: uma proposta de instrumento de avaliação
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-0198.2017v1n0ID12284Resumo
A encontrabilidade da informação é um elemento que se situa entre as funcionalidades de um ambiente informacional analógico, digital ou híbrido e as características dos sujeitos informacionais. Levando em consideração o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação que impulsionou a visibilidade da comunidade científica, dando destaque aos Repositórios Institucionais, que reúnem toda a produção técnico-científica da comunidade universitária (docentes, técnicos administrativos e alunos de pós-graduação) da instituição competente, com o objetivo de armazenar, preservar e disponibilizar textos completos de acesso livre. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar os atributos da encontrabilidade da informação no Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A partir de uma pesquisa bibliográfica e descritiva, com abordagem qualitativa, onde foi utilizada a técnica de observação individual, foi realizada uma breve análise desses atributos no ambiente informacional em questão, tornando possível a elaboração de um checklist que ao ser aplicado no ambiente escolhido para a análise percebemos que ele atende a maioria das necessidades informacionais de seus usuários, mas ainda assim precisa de melhorias para propiciar uma encontrabilidade da informação completa para os seus usuários.
Downloads
Referências
CUSTÓDIO, N. C.; VECHIATO, F. L. Mediação infocomunicacional no contexto da encontrabilidade da informação: uma análise do processo de autoarquivamento no repositório institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Biblionline, João Pessoa, v. 1, n. 12, p.3-13, maio 2016. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/28235/15346>. Acesso em: 17 jul. 2016.
GOMES, M. J.; ROSA, F. Dos promotores aos utilizadores: estudos sobre o RepositóriUM. In: GOMES, Maria João; Rosa, Flávia (Org.) - Repositórios institucionais: democratizando o acesso ao conhecimento. Salvador, EDUFBA, 2010. p.153-203.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MORVILLE, P. Ambient findability. Sebastopol: O’Really, 2005.
NEVES, J. L. Pesquisa qualitvativa: características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 1, n. 3, 1996. Disponível em: < http://www.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/pesquisa_qualitativa_caracteristicas_usos_e_possibilidades.pdf >. Acesso em: 14 jul. 2015.
REPOSITÓRIO Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em: < http://repositorio.ufrn.br/>. Acesso em: 10 jun. 2016.
RODRIGUES, A. M. F. Repositórios institucionais de acesso livre: estudo de produção e uso. 2011. 183 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade do Porto, Porto, 2011. Disponível em: < http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/61655/1/000148784.pdf>. Acesso em: 24 ago. 2015.
RODRIGUES, E. Acesso livre ao conhecimento: a mudança do sistema de comunicação da ciência e os profissionais de informação. Cadernos BAD, v.1, 2004. Disponível em: <http://www.bad.pt/publicacoes/index.php/cadernos/
article/view/836/835> Acesso em: 5 jan. 2016.
SAYÃO, L. F. et al. Implantação e gestão de repositórios institucionais: políticas, memória, livre acesso e preservação. Salvador: EDUFBA, 2009. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ufba/473/3/
implantacao_repositorio_web .pdf>. Acesso em: 16 dez. 2015.
TEIXEIRA, Fabricio. O que é responsive web design?. 2011. Disponível em: <http://arquiteturadeinformacao.com/mobile/o-que-e-responsive-web-design/>. Acesso em: 1 ago. 2016.
VECHIATO, F. L.? VIDOTTI, S. A. B. G. Encontrabilidade da informação. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores manterão seus direitos autorais e garantirão à revista o direito de primeira publicação de seu trabalho, que estará simultaneamente sujeito à Licença Internacional Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar ou enlaçar os artigos completos desta revista, sem a necessidade de requerer permissão ao editor ou ao autor, desde que seu autor e sua primeira publicação sejam indicados. A licença não permite usos comerciais dos artigos publicados.
Os autores podem adotar outros contratos de licença não exclusivos para a distribuição da versão da obra publicada (ex: depositar em repositório institucional ou publicar em volume monográfico) desde que indicada a publicação inicial nesta revista.
Os autores são autorizados e recomendados a divulgar seus trabalhos pela Internet (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seus sites) antes e durante o processo de submissão, o que pode levar a trocas interessantes e aumentar as citações de o trabalho publicado. Nesse caso, solicitamos que o cabeçalho do manuscrito indique: "Esta é uma versão pre-print enviada à Revista Informação na Sociedade Contemporânea (https://periodicos.ufrn.br/informacao)"
A Revista Informação na Sociedade Contemporânea adere aos principios e valores da publicação científica como expressos por AmeliCA para preservar o acceso aberto ao conhecimento científico sob modelos não comerciais.