Competência em informação na educação profissional e tecnológica como tema de pesquisa emergente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-0198.2025v9n1ID37973

Palavras-chave:

competência em informação, educação profissional e tecnológica, pesquisa científica

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo definir a temática “Competência em Informação na Educação Profissional e Tecnológica” como tema de pesquisa emergente nos últimos anos. Para isso, apresenta um panorama da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil a partir de 2004 e coteja, por meio da literatura, as relações entre Competência em Informação, Trabalho e Educação Profissional e Tecnológica na literatura internacional. Visando alcançar o objetivo traçado, desenvolve uma pesquisa exploratória, de abordagem quali-quantitativa, que tem como método de coleta de dados a pesquisa bibliográfica em bases de dados como Oasisbr, BDTD, Brapci e Google Scholar. Os 26 documentos recuperados, sua dispersão temporal e variedade tipológica e de conteúdo, apontam para a importância que vem se dando de forma contínua desde 2015 no Brasil à necessidade de se compreender como se deve dar a educação para a Competência em Informação no contexto da Educação Profissional e Tecnológica.

Downloads

Biografia do Autor

Carlos Robson Souza da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) com período sanduíche na Universidad Complutense de Madrid (UCM) financiado pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará.  Pesquisa sobre Bibliotecas Profissionalizantes e sobre Mediação e Competência em Informação na Educação Profissional e Tecnológica. 

Referências

AUSTRALIAN LIBRARY AND INFORMATION ASSOCIATION. Guidelines for Australian VET Libraries. Deakin: ALIA, 2019. Disponível em: https://read.alia.org.au/alia-guidelines-australian-vet-libraries. Acesso em: 15 out. 2024.

BOTELHO, Cristian do Nascimento. Letramentos Informacional e Digital na Pesquisa Escolar na Educação Profissional e Tecnológica: um estudo com discentes do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Paulista. 2022. 298f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Pernambuco, Olinda, 2022. Disponível em: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/755. Acesso em: 16 out. 2024.

BRASIL. Decreto Nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2004. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm. Acesso em: 15 out. 2024.

BRASIL. Lei Nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. Brasília: PR, 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11741.htm. Acesso em: 15 out. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio: documento base. Brasília: MEC, SETEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf. Acesso em: 15 out. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEP Nº 1, de 5 de janeiro de 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: MEC, CNE, CP, 2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=167931-rcp001-21&category_slug=janeiro-2021-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 out. 2024.

CAREGNATO, Sonia Elisa. O desenvolvimento de habilidades informacionais: o papel das bibliotecas universitárias no contexto da informação digital em rede. Revista de Biblioteconomia & Comunicação, Porto Alegre, v. 8, p. 47-55, jan./dez. 2000. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/11883861.pdf. Acesso em: 15 out. 2024.

CAVALCANTI, Larissa Andrade Batista. A competência informacional no contexto da educação profissional e tecnológica: um estudo de caso sobre o curso técnico em Nutrição e Dietética. 2023. 132f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2023. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tedeserver/api/core/bitstreams/f4429a1e-0491-438c-b296-cd2e0bd00762/content. Acesso em: 16 out. 2024.

CAVALCANTI, Larissa Andrade Batista; SANTOS, Andréa Pereira dos. A competência informacional no contexto da Educação Profissional e Tecnológica: um estudo de caso. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 23., 2023, Aracajú, SE. Anais [...]. Aracaju: UFS, 2023. p. 1-15. Disponível em: https://cip.brapci.inf.br//download/258026. Acesso em: 16 out. 2024.

CHEN, Lingxia; LIAO, Xifeng. Integration mechanism of information literacy education and professional course teaching in Higher Vocational Education. International Journal of New Developments in Education, v. 1 n. 2, p. 17-22, 2019. DOI: https://dx.doi.org/10.25236/IJNDE.2019.010204. Disponível em: https://web.archive.org/web/20240612182541/https://francis-press.com/uploads/papers/jbIW7x6rtMKDWdSFsmnEdpe6eck7mxUz3O5XsyEW.pdf. Acesso em: 15 out. 2024.

CHEUK, Bonnie Wai-Yi. Information Literacy in the Workplace Context: issues, best practices and challenges. In: INFORMATION LITERACY MEETING OF EXPERT, 2002, Prague. White Paper [...]. Prague: UNESCO, 2002. Disponível em: https://web.archive.org/web/20070610041805/http://www.nclis.gov/libinter/infolitconf&meet/papers/cheuk-fullpaper.pdf. Acesso em 15 out. 2024.

CUNHA, Luiz Antônio. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. 2. ed. São Paulo: Editora UNESP; Brasília: FLACSO, 2005.

DAI, Jiali et al. Information literacy research of technical and vocational education and training in China in the past 10 years: a systematic literature review. Frontiers in Education, [s. l.], v. 9, p. 1-11, Sep. 2024. DOI: https://doi.org/10.3389/feduc.2024.1442650. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/education/articles/10.3389/feduc.2024.1442650/full. Acesso em: 15 out. 2024.

DIAS, Katiúscia Sousa; FARIAS, Gabriela Belmont de. Diálogos entre Competência em Informação e Educação Profissional e Tecnológica. Brazilian Journal of Information Science: research trends, [Marília], v. 17, p. 1-27, 2023. DOI: https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023041. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/14866. Acesso em: 13 out. 2024.

FENGXIA, Wang; HONG, Qin; XIAOYING, Gao. Perspective on professional information literacy of vocational college students based on homework task search. Advances in Vocational and Technical Education, v. 4, n. 6, p. 20-26, 2022. DOI: https://dx.doi.org/10.23977/avte.2022.040604. Disponível em: https://www.clausiuspress.com/article/5502.html. Acesso em: 15 out. 2024.

HORTON JUNIOR, Forest Woody. Overview of Information Literacy Resources Worldwide. Paris: UNESCO, 2013. Disponível em: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/CI/pdf/news/overview_info_lit_resources.pdf. Acesso em: 8 set. 2020.

IRIANI, T.; WICAKSONO, G. Application of The Big 6 Skills model and information literacy skills for surveying subject at Vocational School. IOP Conference Series: Earth and Environmental Science, v. 747, p. 1-9, May 2021. Disponível em: https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1755-1315/747/1/012014/pdf. Acesso em: 15 out. 2024.

LIMA, Jéssica Silva; SALVIANO, Marcelo de Faria; MACHADO, Veruska Ribeiro. Interdisciplinaridade e letramento informacional: uma pesquisa-ação no curso técnico em segurança do trabalho, modalidade EAD, no Instituto Federal da Brasília, campus Ceilândia. Revista Iberoamericana de Ciência da Informação, Brasília, v. 14, n. 3, p. 644-664, set./dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.32622. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/32622/31345. Acesso em: 13 out. 2024.

LIU, Liming et al. Information literacy of higher vocational college students in digital age. Journal of Librarianship and Information Science, p. 1-12, 2024. DOI: https://doi.org/10.1177/09610006231224445. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/09610006231224445. Acesso em: 15 out. 2024.

MARTINS FILHO, Lourival José; ANDRADE, Sônia Iraína Roque. As práticas educativas da biblioteca contribuindo com a competência informacional dos alunos do PROEJA. Educação: teoria e prática, Rio Claro, v. 30, n. 63, p. 1-14, 2020. DOI: https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s11201. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/11201/11678. Acesso em: 13 out. 2024.

MENDES, Lucas; PRADO, Jorge Moisés Kroll do. Competência em Informação Científica na Educação Profissional: proposta da Rede de Bibliotecas do SENAC. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 27., 2017, Fortaleza. Anais [...]. São Paulo: FEBAB, 2017. 5f. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/files/original/23/2580/1694-1711-1-PB.pdf. Acesso em: 16 out. 2024.

MOREIRA, Jonathan Rosa; RIBEIRO, Jefferson Bruno Pereira. Prática pedagógica baseada em metodologia ativa: aprendizagem sob a perspectiva do letramento informacional para o ensino na Educação Profissional. Outras Palavras, [s. l.]. v. 12, n. 2 p. 93-104, 2016. Disponível em: https://neipc.ufes.br/sites/neipc.ufes.br/files/field/anexo/moreira_ribeiro_2016_metodologias_ativas.pdf. Acesso em: 16 out. 2024.

MOURA, Graziella Chrysóstomo da Silva. Letramento informacional: o papel educativo do bibliotecário como suporte as práticas de pesquisa no ensino médio integrado. 2023. 332f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Programa de Pós-Graduação m Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Pernambuco, Olinda, 2023. Disponível em: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1166. Acesso em: 16 out. 2024.

NJUKI, Jane Wanjiru; MUKUNDI, Rose M. Enhancing integration of Information Literacy in TVET curriculum in response to COVID-19 pandemic effects. American Journal of Education and Practice, [Lewes, DE], v. 7, n. 4, p. 42-53, 2023. DOI: https://doi.org/10.47672/ajep.1587. Disponível em: https://ajpojournals.org/journals/index.php/AJEP/article/view/1587. Acesso em: 15 out. 2024.

PEDROSA, Lourenildo Targino. A competência informacional dos estudantes do ensino profissional e técnico: motivação, autoeficácia e fontes de aprendizagem. 2024. 133f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal Goiano, Ceres, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/bitstream/prefix/4610/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o_Lourenildo%20Targino%20Pedrosa.pdf. Acesso em: 16 out. 2024.

PIZZANI, Luciana et al. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 10, n. 1, p. 53-66, jul./dez. 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1896/pdf_28. Acesso em: 30 dez. 2024.

ROSA, Rosilene Supriano de Jesus. A competência em informação na Educação Profissional e Tecnológica: o desenvolvimento de habilidades informacionais por meio de um curso Mooc. 2022. 192f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022. Disponível em: https://repositorio.ifes.edu.br/bitstream/handle/123456789/2045/DISSERTACAO_Competencia_Informacao_Educacao_Profissional_Tecnologica.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 16 out. 2024.

SANTOS JÚNIOR, Maurício dos. Desenvolvendo competência em informação na Educação Profissional e Tecnológica por meio da educação on-line: estudo de caso no Instituto Federal de Sergipe. 2021. 126 f. Dissertação (Mestrado em Gestão da Informação e do Conhecimento) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/14588/2/MAURICIO_SANTOS_JUNIOR.pdf. Acesso em: 16 out. 2024.

SANTOS JÚNIOR, Maurício dos; PAIXÃO, Pablo Boaventura Sales. O estado da arte da Competência em Informação na educação profissional brasileira mediada pelo bibliotecário através da Educação a Distância (EAD). Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 7, n. 2, p. 19-32, maio/ago. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.28998/cirev.2020v7n2b. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/9504/7724. Acesso em: 16 out. 2024.

SANTOS, Camila Araújo dos Santos; BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Competência em informação sob a perspectiva da educação profissional e tecnológica: contribuições para o desenvolvimento de framework. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 18., 2017, Marília, SP. Anais [...]. Marília: UNESP, 2017. p. 1-22. Disponível em: https://cip.brapci.inf.br//download/105361. Acesso em: 16 out. 2024.

SANTOS, Camila Araújo dos. Competência em informação na formação básica dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica. 2017. 287 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Estadual de São Paulo, Marília, 2017. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/santos_ca_do.pdf. Acesso em: 16 out. 2024.

SANTOS, Letícia Rodrigues dos. Competência em informação dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica: um estudo de caso no Instituto Federal Goiano – campus Morrinhos. 2021. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal Goiano, Ceres, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/bitstream/prefix/2129/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o-Let%c3%adcia%20Rodrigues%20dos%20Santos-vers%c3%a3o%20final.pdf. Acesso em: 16 out. 2024.

SANTOS, Letícia Rodrigues et al. As contribuições da Teoria da Aprendizagem de Lev Vygotsky para o desenvolvimento da competência em informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 17, p. 1-15, 2021. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1489. Acesso em: 13 out. 2024.

SANTOS, Letícia Rodrigues; LIMA, Emmanuela Ferreira. Estado da arte: competência em informação na educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 25-43, jul./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.24208/rebecin.v6i2.157. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/157. Acesso em: 13 out. 2024.

SETIYAWAN, Heru; SUHARNO, Suharno; PAMBUDI, Nughorho Agung. The influence of digital and vocational information literacy on student learning outcomes. Jurnal Pendidikan Vokasi, [s. l.], v. 13, n. 2, p. 192-204, 2023. DOI: https://doi.org/10.21831/jpv.v13i2.53999. Disponível em: https://journal.uny.ac.id/index.php/jpv/article/view/53999. Acesso em: 15 out. 2024.

SILVA, Carlos Robson Souza da et al. Competência em Informação na Educação Profissional e Tecnológica: notas de um projeto de pesquisa. Cedro, CE: IFCE, 2021. Disponível em: https://www.ufrgs.br/infocom/wp-content/uploads/2021/11/Competencia-em-Informacao-na-Educacao-Profissional-e-Tecnologica.-Robson-Souza..pdf. Acesso em: 16 out. 2024.

SILVA, Carlos Robson Souza da. COINFEPT: modelo de organização de programas de Competência para o contexto da Educação Profissional e Tecnológica. In: SILVA, Carlos Robson Souza da Silva (org). Competência em Informação na Educação Profissional e Tecnológica: notas de um projeto de pesquisa. 2. ed. rev. atual. Cedro: [s. n.], 2024. p. 119-149. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/385312389_Competencia_em_Informacao_na_Educacao_Profissional_e_Tecnologica_notas_de_um_projeto_de_pesquisa_2_ed_rev_atual. Acesso em: 16 out. 2024.

SILVA, Carlos Robson Souza da. Competência em Informação na Educação Profissional: relato de experiência do II Faróis de Alexandria do IFCE, campus Cedro. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 1-14, 2021. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1614. Acesso em 13 out. 2024.

SILVA, Carlos Robson Souza da. Competência em informação na educação profissional e tecnológica: uma análise das habilidades informacionais nas práticas de ensino e aprendizagem. 2019. 186f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/49717/1/2019_dis_crssilva.pdf. Acesso em: 16 out. 2024.

SILVA, Carlos Robson Souza da; TEIXEIRA, Thiciane Mary Carvalho. Competência em informação na Educação Profissional: avaliação de estudantes de um curso técnico integrado ao Ensino Médio. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 1-23, maio 2021. DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v17i1.5537. Disponível em: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/5537. Acesso em: 13 out. 2024.

SILVA, Carlos Robson Souza da; TEIXEIRA, Thiciane Mary Carvalho. Análise de modelos de competência em informação na educação profissional. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina, PR. Anais [...]. Londrina: UEL, 2018. p. 1-8. Disponível em: https://cip.brapci.inf.br//download/103792. Acesso em: 16 out. 2024.

SILVA, Carlos Robson Souza; CAVALCANTE, Luciane de Fátima Beckman; ALCARÁ, Adriana Rosecler. A Educação para a Competência em Informação e a formação de multiplicadores no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Brazilian Journal of Information Science: research trends, Marília, v. 17, p. 1-27, 2023. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/13378/10518. Acesso em 13 out. 2024.

SILVA, Leonardo Henrique. Competência em Informação na Educação Profissional e Tecnológica: o papel da biblioteca. 2021. 112f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal Goiano, Ceres, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/bitstream/prefix/2316/1/disserta%c3%a7%c3%a3o_Leonardo%20Silva.pdf. Acesso em: 16 out. 2024.

SISTEMA DE BIBLIOTECAS SENA. Plan nacional de alfabetización informacional en el SENA: ¡Alfabetizate! Un mundo de información. Bogotá: SENA, 2012. Disponível em: https://www.sena.edu.co/sites/bibliotecas/Documents/ALFIN%20en%20el%20SENA.pdf. Acesso em: 15 out. 2024.

SPUDEIT, Daniela. Proposta de um programa para desenvolvimento de Competências em Informação para alunos do Ensino Profissional. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 2, n. 2, p. 67-77, maio/ago. 2015. DOI: https://doi.org/10.28998/cirev.%25y267-77. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/1782/1466. Acesso em: 16 out. 2024.

SUN, Jian; YANG, Shu Yuan; HAN, Xibin. A framework and indicators for information literacy of vocational school students. In: INTERNATIONAL COFERENCE OF EDUCATIONAL INNOVATION THROUGH TECHNOLOGY, 10., 2021, Chongqing. Proceedings […]. Chongqing.: IEEE, 2021. p. 261-265. DOI: https://doi.org/10.1109/EITT53287.2021.00058. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/9694065. Acesso em: 15 out. 2024.

ÜNSAL, Halük. The information literacy level of Vocational School and Technical School students. Journal of Theoretical Educational Science, v. 8, n. 3, p. 421-436, July 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.5578/keg.9443. Disponível em: https://keg.aku.edu.tr/arsiv/c8s3/c8s3m7.pdf. Acesso em: 15 out. 2024.

WHITE, Sonia. Transitioning from vocational education and training to university: strengthening information literacy through collaboration. Adelaide: NCVER, 2014. Disponível em: https://www.ncver.edu.au/__data/assets/file/0025/9574/transitioning-from-vet-to-uni-2701.pdf. Acesso em: 15 out. 2024.

XING, Ping; LI, Haipeng; HUANG, Michael B. Information Literacy in Vocational Education: a course model. Chinese Librarianship: an International Electronic Journal, n. 23, online, 2007. Disponível em: http://www.white-clouds.com/iclc/cliej/cl23XLH.htm. Acesso em: 15 out. 2024.

ZHANG, Xiaojuan et al. Research on information literacy education in Higher Vocational College Libraries in China. International Journal of Educational Research and Review, v. 2, n. 4, p. 38-52, June 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.5031495. Acesso em: 15 out. 2024.

ZHAO, Jingdan. Research on improvement mode of vocational college students’ information literacy. In: INTERNACIONAL CONFERENCE ON EDUCATION TECHNOLOGY AND INFORMATION SYSTEM, 2., 2014, Jinan. Proceedings […]. [s. l.]: Atlatis Press, 2014. p. 451-455. DOI: https://doi.org/10.2991/icetis-14.2014.101. Disponível em: https://www.atlantis-press.com/proceedings/icetis-14/13869. Acesso em: 15 out. 2024.

ZURKOWSKI, Paul G. The information service environment relationships and priorities. Washington, D.C.: NCLIS, 1974. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED100391.pdf. Acesso em: 15 out. 2024.

Downloads

Publicado

14-03-2025

Como Citar

SILVA, C. R. S. da. Competência em informação na educação profissional e tecnológica como tema de pesquisa emergente. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e37973, 2025. DOI: 10.21680/2447-0198.2025v9n1ID37973. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/37973. Acesso em: 16 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Competência em informação