Competência em informação na educação profissional e tecnológica como tema de pesquisa emergente
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-0198.2025v9n1ID37973Palavras-chave:
competência em informação, educação profissional e tecnológica, pesquisa científicaResumo
O presente trabalho tem como objetivo definir a temática “Competência em Informação na Educação Profissional e Tecnológica” como tema de pesquisa emergente nos últimos anos. Para isso, apresenta um panorama da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil a partir de 2004 e coteja, por meio da literatura, as relações entre Competência em Informação, Trabalho e Educação Profissional e Tecnológica na literatura internacional. Visando alcançar o objetivo traçado, desenvolve uma pesquisa exploratória, de abordagem quali-quantitativa, que tem como método de coleta de dados a pesquisa bibliográfica em bases de dados como Oasisbr, BDTD, Brapci e Google Scholar. Os 26 documentos recuperados, sua dispersão temporal e variedade tipológica e de conteúdo, apontam para a importância que vem se dando de forma contínua desde 2015 no Brasil à necessidade de se compreender como se deve dar a educação para a Competência em Informação no contexto da Educação Profissional e Tecnológica.
Downloads
Referências
AUSTRALIAN LIBRARY AND INFORMATION ASSOCIATION. Guidelines for Australian VET Libraries. Deakin: ALIA, 2019. Disponível em: https://read.alia.org.au/alia-guidelines-australian-vet-libraries. Acesso em: 15 out. 2024.
BOTELHO, Cristian do Nascimento. Letramentos Informacional e Digital na Pesquisa Escolar na Educação Profissional e Tecnológica: um estudo com discentes do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Paulista. 2022. 298f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Pernambuco, Olinda, 2022. Disponível em: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/755. Acesso em: 16 out. 2024.
BRASIL. Decreto Nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2004. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm. Acesso em: 15 out. 2024.
BRASIL. Lei Nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. Brasília: PR, 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11741.htm. Acesso em: 15 out. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio: documento base. Brasília: MEC, SETEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf. Acesso em: 15 out. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEP Nº 1, de 5 de janeiro de 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: MEC, CNE, CP, 2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=167931-rcp001-21&category_slug=janeiro-2021-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 out. 2024.
CAREGNATO, Sonia Elisa. O desenvolvimento de habilidades informacionais: o papel das bibliotecas universitárias no contexto da informação digital em rede. Revista de Biblioteconomia & Comunicação, Porto Alegre, v. 8, p. 47-55, jan./dez. 2000. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/11883861.pdf. Acesso em: 15 out. 2024.
CAVALCANTI, Larissa Andrade Batista. A competência informacional no contexto da educação profissional e tecnológica: um estudo de caso sobre o curso técnico em Nutrição e Dietética. 2023. 132f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2023. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tedeserver/api/core/bitstreams/f4429a1e-0491-438c-b296-cd2e0bd00762/content. Acesso em: 16 out. 2024.
CAVALCANTI, Larissa Andrade Batista; SANTOS, Andréa Pereira dos. A competência informacional no contexto da Educação Profissional e Tecnológica: um estudo de caso. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 23., 2023, Aracajú, SE. Anais [...]. Aracaju: UFS, 2023. p. 1-15. Disponível em: https://cip.brapci.inf.br//download/258026. Acesso em: 16 out. 2024.
CHEN, Lingxia; LIAO, Xifeng. Integration mechanism of information literacy education and professional course teaching in Higher Vocational Education. International Journal of New Developments in Education, v. 1 n. 2, p. 17-22, 2019. DOI: https://dx.doi.org/10.25236/IJNDE.2019.010204. Disponível em: https://web.archive.org/web/20240612182541/https://francis-press.com/uploads/papers/jbIW7x6rtMKDWdSFsmnEdpe6eck7mxUz3O5XsyEW.pdf. Acesso em: 15 out. 2024.
CHEUK, Bonnie Wai-Yi. Information Literacy in the Workplace Context: issues, best practices and challenges. In: INFORMATION LITERACY MEETING OF EXPERT, 2002, Prague. White Paper [...]. Prague: UNESCO, 2002. Disponível em: https://web.archive.org/web/20070610041805/http://www.nclis.gov/libinter/infolitconf&meet/papers/cheuk-fullpaper.pdf. Acesso em 15 out. 2024.
CUNHA, Luiz Antônio. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. 2. ed. São Paulo: Editora UNESP; Brasília: FLACSO, 2005.
DAI, Jiali et al. Information literacy research of technical and vocational education and training in China in the past 10 years: a systematic literature review. Frontiers in Education, [s. l.], v. 9, p. 1-11, Sep. 2024. DOI: https://doi.org/10.3389/feduc.2024.1442650. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/education/articles/10.3389/feduc.2024.1442650/full. Acesso em: 15 out. 2024.
DIAS, Katiúscia Sousa; FARIAS, Gabriela Belmont de. Diálogos entre Competência em Informação e Educação Profissional e Tecnológica. Brazilian Journal of Information Science: research trends, [Marília], v. 17, p. 1-27, 2023. DOI: https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023041. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/14866. Acesso em: 13 out. 2024.
FENGXIA, Wang; HONG, Qin; XIAOYING, Gao. Perspective on professional information literacy of vocational college students based on homework task search. Advances in Vocational and Technical Education, v. 4, n. 6, p. 20-26, 2022. DOI: https://dx.doi.org/10.23977/avte.2022.040604. Disponível em: https://www.clausiuspress.com/article/5502.html. Acesso em: 15 out. 2024.
HORTON JUNIOR, Forest Woody. Overview of Information Literacy Resources Worldwide. Paris: UNESCO, 2013. Disponível em: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/CI/pdf/news/overview_info_lit_resources.pdf. Acesso em: 8 set. 2020.
IRIANI, T.; WICAKSONO, G. Application of The Big 6 Skills model and information literacy skills for surveying subject at Vocational School. IOP Conference Series: Earth and Environmental Science, v. 747, p. 1-9, May 2021. Disponível em: https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1755-1315/747/1/012014/pdf. Acesso em: 15 out. 2024.
LIMA, Jéssica Silva; SALVIANO, Marcelo de Faria; MACHADO, Veruska Ribeiro. Interdisciplinaridade e letramento informacional: uma pesquisa-ação no curso técnico em segurança do trabalho, modalidade EAD, no Instituto Federal da Brasília, campus Ceilândia. Revista Iberoamericana de Ciência da Informação, Brasília, v. 14, n. 3, p. 644-664, set./dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.32622. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/32622/31345. Acesso em: 13 out. 2024.
LIU, Liming et al. Information literacy of higher vocational college students in digital age. Journal of Librarianship and Information Science, p. 1-12, 2024. DOI: https://doi.org/10.1177/09610006231224445. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/09610006231224445. Acesso em: 15 out. 2024.
MARTINS FILHO, Lourival José; ANDRADE, Sônia Iraína Roque. As práticas educativas da biblioteca contribuindo com a competência informacional dos alunos do PROEJA. Educação: teoria e prática, Rio Claro, v. 30, n. 63, p. 1-14, 2020. DOI: https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s11201. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/11201/11678. Acesso em: 13 out. 2024.
MENDES, Lucas; PRADO, Jorge Moisés Kroll do. Competência em Informação Científica na Educação Profissional: proposta da Rede de Bibliotecas do SENAC. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 27., 2017, Fortaleza. Anais [...]. São Paulo: FEBAB, 2017. 5f. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/files/original/23/2580/1694-1711-1-PB.pdf. Acesso em: 16 out. 2024.
MOREIRA, Jonathan Rosa; RIBEIRO, Jefferson Bruno Pereira. Prática pedagógica baseada em metodologia ativa: aprendizagem sob a perspectiva do letramento informacional para o ensino na Educação Profissional. Outras Palavras, [s. l.]. v. 12, n. 2 p. 93-104, 2016. Disponível em: https://neipc.ufes.br/sites/neipc.ufes.br/files/field/anexo/moreira_ribeiro_2016_metodologias_ativas.pdf. Acesso em: 16 out. 2024.
MOURA, Graziella Chrysóstomo da Silva. Letramento informacional: o papel educativo do bibliotecário como suporte as práticas de pesquisa no ensino médio integrado. 2023. 332f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Programa de Pós-Graduação m Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Pernambuco, Olinda, 2023. Disponível em: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1166. Acesso em: 16 out. 2024.
NJUKI, Jane Wanjiru; MUKUNDI, Rose M. Enhancing integration of Information Literacy in TVET curriculum in response to COVID-19 pandemic effects. American Journal of Education and Practice, [Lewes, DE], v. 7, n. 4, p. 42-53, 2023. DOI: https://doi.org/10.47672/ajep.1587. Disponível em: https://ajpojournals.org/journals/index.php/AJEP/article/view/1587. Acesso em: 15 out. 2024.
PEDROSA, Lourenildo Targino. A competência informacional dos estudantes do ensino profissional e técnico: motivação, autoeficácia e fontes de aprendizagem. 2024. 133f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal Goiano, Ceres, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/bitstream/prefix/4610/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o_Lourenildo%20Targino%20Pedrosa.pdf. Acesso em: 16 out. 2024.
PIZZANI, Luciana et al. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 10, n. 1, p. 53-66, jul./dez. 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1896/pdf_28. Acesso em: 30 dez. 2024.
ROSA, Rosilene Supriano de Jesus. A competência em informação na Educação Profissional e Tecnológica: o desenvolvimento de habilidades informacionais por meio de um curso Mooc. 2022. 192f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022. Disponível em: https://repositorio.ifes.edu.br/bitstream/handle/123456789/2045/DISSERTACAO_Competencia_Informacao_Educacao_Profissional_Tecnologica.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 16 out. 2024.
SANTOS JÚNIOR, Maurício dos. Desenvolvendo competência em informação na Educação Profissional e Tecnológica por meio da educação on-line: estudo de caso no Instituto Federal de Sergipe. 2021. 126 f. Dissertação (Mestrado em Gestão da Informação e do Conhecimento) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/14588/2/MAURICIO_SANTOS_JUNIOR.pdf. Acesso em: 16 out. 2024.
SANTOS JÚNIOR, Maurício dos; PAIXÃO, Pablo Boaventura Sales. O estado da arte da Competência em Informação na educação profissional brasileira mediada pelo bibliotecário através da Educação a Distância (EAD). Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 7, n. 2, p. 19-32, maio/ago. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.28998/cirev.2020v7n2b. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/9504/7724. Acesso em: 16 out. 2024.
SANTOS, Camila Araújo dos Santos; BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Competência em informação sob a perspectiva da educação profissional e tecnológica: contribuições para o desenvolvimento de framework. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 18., 2017, Marília, SP. Anais [...]. Marília: UNESP, 2017. p. 1-22. Disponível em: https://cip.brapci.inf.br//download/105361. Acesso em: 16 out. 2024.
SANTOS, Camila Araújo dos. Competência em informação na formação básica dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica. 2017. 287 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Estadual de São Paulo, Marília, 2017. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/santos_ca_do.pdf. Acesso em: 16 out. 2024.
SANTOS, Letícia Rodrigues dos. Competência em informação dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica: um estudo de caso no Instituto Federal Goiano – campus Morrinhos. 2021. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal Goiano, Ceres, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/bitstream/prefix/2129/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o-Let%c3%adcia%20Rodrigues%20dos%20Santos-vers%c3%a3o%20final.pdf. Acesso em: 16 out. 2024.
SANTOS, Letícia Rodrigues et al. As contribuições da Teoria da Aprendizagem de Lev Vygotsky para o desenvolvimento da competência em informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 17, p. 1-15, 2021. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1489. Acesso em: 13 out. 2024.
SANTOS, Letícia Rodrigues; LIMA, Emmanuela Ferreira. Estado da arte: competência em informação na educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 25-43, jul./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.24208/rebecin.v6i2.157. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/157. Acesso em: 13 out. 2024.
SETIYAWAN, Heru; SUHARNO, Suharno; PAMBUDI, Nughorho Agung. The influence of digital and vocational information literacy on student learning outcomes. Jurnal Pendidikan Vokasi, [s. l.], v. 13, n. 2, p. 192-204, 2023. DOI: https://doi.org/10.21831/jpv.v13i2.53999. Disponível em: https://journal.uny.ac.id/index.php/jpv/article/view/53999. Acesso em: 15 out. 2024.
SILVA, Carlos Robson Souza da et al. Competência em Informação na Educação Profissional e Tecnológica: notas de um projeto de pesquisa. Cedro, CE: IFCE, 2021. Disponível em: https://www.ufrgs.br/infocom/wp-content/uploads/2021/11/Competencia-em-Informacao-na-Educacao-Profissional-e-Tecnologica.-Robson-Souza..pdf. Acesso em: 16 out. 2024.
SILVA, Carlos Robson Souza da. COINFEPT: modelo de organização de programas de Competência para o contexto da Educação Profissional e Tecnológica. In: SILVA, Carlos Robson Souza da Silva (org). Competência em Informação na Educação Profissional e Tecnológica: notas de um projeto de pesquisa. 2. ed. rev. atual. Cedro: [s. n.], 2024. p. 119-149. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/385312389_Competencia_em_Informacao_na_Educacao_Profissional_e_Tecnologica_notas_de_um_projeto_de_pesquisa_2_ed_rev_atual. Acesso em: 16 out. 2024.
SILVA, Carlos Robson Souza da. Competência em Informação na Educação Profissional: relato de experiência do II Faróis de Alexandria do IFCE, campus Cedro. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 1-14, 2021. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1614. Acesso em 13 out. 2024.
SILVA, Carlos Robson Souza da. Competência em informação na educação profissional e tecnológica: uma análise das habilidades informacionais nas práticas de ensino e aprendizagem. 2019. 186f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/49717/1/2019_dis_crssilva.pdf. Acesso em: 16 out. 2024.
SILVA, Carlos Robson Souza da; TEIXEIRA, Thiciane Mary Carvalho. Competência em informação na Educação Profissional: avaliação de estudantes de um curso técnico integrado ao Ensino Médio. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 1-23, maio 2021. DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v17i1.5537. Disponível em: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/5537. Acesso em: 13 out. 2024.
SILVA, Carlos Robson Souza da; TEIXEIRA, Thiciane Mary Carvalho. Análise de modelos de competência em informação na educação profissional. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Londrina, PR. Anais [...]. Londrina: UEL, 2018. p. 1-8. Disponível em: https://cip.brapci.inf.br//download/103792. Acesso em: 16 out. 2024.
SILVA, Carlos Robson Souza; CAVALCANTE, Luciane de Fátima Beckman; ALCARÁ, Adriana Rosecler. A Educação para a Competência em Informação e a formação de multiplicadores no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Brazilian Journal of Information Science: research trends, Marília, v. 17, p. 1-27, 2023. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/13378/10518. Acesso em 13 out. 2024.
SILVA, Leonardo Henrique. Competência em Informação na Educação Profissional e Tecnológica: o papel da biblioteca. 2021. 112f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal Goiano, Ceres, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/bitstream/prefix/2316/1/disserta%c3%a7%c3%a3o_Leonardo%20Silva.pdf. Acesso em: 16 out. 2024.
SISTEMA DE BIBLIOTECAS SENA. Plan nacional de alfabetización informacional en el SENA: ¡Alfabetizate! Un mundo de información. Bogotá: SENA, 2012. Disponível em: https://www.sena.edu.co/sites/bibliotecas/Documents/ALFIN%20en%20el%20SENA.pdf. Acesso em: 15 out. 2024.
SPUDEIT, Daniela. Proposta de um programa para desenvolvimento de Competências em Informação para alunos do Ensino Profissional. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 2, n. 2, p. 67-77, maio/ago. 2015. DOI: https://doi.org/10.28998/cirev.%25y267-77. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/1782/1466. Acesso em: 16 out. 2024.
SUN, Jian; YANG, Shu Yuan; HAN, Xibin. A framework and indicators for information literacy of vocational school students. In: INTERNATIONAL COFERENCE OF EDUCATIONAL INNOVATION THROUGH TECHNOLOGY, 10., 2021, Chongqing. Proceedings […]. Chongqing.: IEEE, 2021. p. 261-265. DOI: https://doi.org/10.1109/EITT53287.2021.00058. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/9694065. Acesso em: 15 out. 2024.
ÜNSAL, Halük. The information literacy level of Vocational School and Technical School students. Journal of Theoretical Educational Science, v. 8, n. 3, p. 421-436, July 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.5578/keg.9443. Disponível em: https://keg.aku.edu.tr/arsiv/c8s3/c8s3m7.pdf. Acesso em: 15 out. 2024.
WHITE, Sonia. Transitioning from vocational education and training to university: strengthening information literacy through collaboration. Adelaide: NCVER, 2014. Disponível em: https://www.ncver.edu.au/__data/assets/file/0025/9574/transitioning-from-vet-to-uni-2701.pdf. Acesso em: 15 out. 2024.
XING, Ping; LI, Haipeng; HUANG, Michael B. Information Literacy in Vocational Education: a course model. Chinese Librarianship: an International Electronic Journal, n. 23, online, 2007. Disponível em: http://www.white-clouds.com/iclc/cliej/cl23XLH.htm. Acesso em: 15 out. 2024.
ZHANG, Xiaojuan et al. Research on information literacy education in Higher Vocational College Libraries in China. International Journal of Educational Research and Review, v. 2, n. 4, p. 38-52, June 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.5031495. Acesso em: 15 out. 2024.
ZHAO, Jingdan. Research on improvement mode of vocational college students’ information literacy. In: INTERNACIONAL CONFERENCE ON EDUCATION TECHNOLOGY AND INFORMATION SYSTEM, 2., 2014, Jinan. Proceedings […]. [s. l.]: Atlatis Press, 2014. p. 451-455. DOI: https://doi.org/10.2991/icetis-14.2014.101. Disponível em: https://www.atlantis-press.com/proceedings/icetis-14/13869. Acesso em: 15 out. 2024.
ZURKOWSKI, Paul G. The information service environment relationships and priorities. Washington, D.C.: NCLIS, 1974. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED100391.pdf. Acesso em: 15 out. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Carlos Robson Souza da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores manterão seus direitos autorais e garantirão à revista o direito de primeira publicação de seu trabalho, que estará simultaneamente sujeito à Licença Internacional Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar ou enlaçar os artigos completos desta revista, sem a necessidade de requerer permissão ao editor ou ao autor, desde que seu autor e sua primeira publicação sejam indicados. A licença não permite usos comerciais dos artigos publicados.
Os autores podem adotar outros contratos de licença não exclusivos para a distribuição da versão da obra publicada (ex: depositar em repositório institucional ou publicar em volume monográfico) desde que indicada a publicação inicial nesta revista.
Os autores são autorizados e recomendados a divulgar seus trabalhos pela Internet (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seus sites) antes e durante o processo de submissão, o que pode levar a trocas interessantes e aumentar as citações de o trabalho publicado. Nesse caso, solicitamos que o cabeçalho do manuscrito indique: "Esta é uma versão pre-print enviada à Revista Informação na Sociedade Contemporânea (https://periodicos.ufrn.br/informacao)"
A Revista Informação na Sociedade Contemporânea adere aos principios e valores da publicação científica como expressos por AmeliCA para preservar o acceso aberto ao conhecimento científico sob modelos não comerciais.