Desenvolvimento de competência em informação antirracista

perspectivas e desafios entre estudantes de Biblioteconomia e Gestão da Informação no Nordeste

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-0198.2025v9n1ID38174

Palavras-chave:

competência em informação, educação antirracista, questões raciais

Resumo

A pesquisa explora o desenvolvimento da Competência em Informação Antirracista entre estudantes de graduação em Biblioteconomia e Gestão da Informação na região Nordeste do Brasil. Dada a relevância das questões raciais no contexto atual e as desigualdades persistentes, a promoção de uma educação informacional antirracista é vista como essencial para a construção de práticas profissionais éticas e inclusivas. No entanto, o tema ainda é relativamente novo nesses cursos, resultando em uma lacuna preocupante na literatura científica e nas práticas pedagógicas voltadas ao antirracismo. O estudo tem como objetivo geral analisar como esses estudantes desenvolvem habilidades críticas para lidar com informações étnico-raciais. Para isso, avalia os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) para verificar a inclusão de conteúdos étnico-raciais, investiga as percepções dos estudantes sobre o tema e examina como eles acessam, selecionam e avaliam essas informações. A pesquisa contribui para a formação de futuros profissionais conscientes e críticos, aptos a promover uma prática informacional mais equitativa e comprometida com a redução das desigualdades sociais.

Downloads

Biografia do Autor

Erinaldo Dias Valério, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Ciência da Informação (UFRJ/IBICT) e mestre em Ciência da Informação (UFPE), com especialização em Libras (UCAM). Graduado em Biblioteconomia pela UFC, é professor do Departamento de Ciência da Informação (UFPE) e do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (UFCA). Coordena o Alaye - grupo de estudos em informação antirracista e sujeitos informacionais. Suas pesquisas focam na descolonização da Biblioteconomia e Ciência da Informação, educação e competência em informação antirracista. 

Ísis Trindade da Silva Cunha, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda e mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Bacharel em Comunicação Social pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau). Integrante do Alaye - grupo de estudos e pesquisas em informação antirracista e sujeitos informacionais. Desenvolve pesquisas sobre a interseção da Cultura e da Ciência da Informação e sobre as relações étnico-raciais.

Édla Barbosa de Santana, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Integrante do grupo de pesquisa Alaye - Grupo de Estudos e Pesquisas em Informação Antirracista e Sujeitos Informacionais (CNPq/UFPE), onde atualmente desenvolve estudos no âmbito do projeto de pesquisa "Competência em Informação Antirracista".

André Luiz Avelino da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN), na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Ciência da Informação (PGCIN-UFSC). Bibliotecário membro do CRB-14 Gestão 2024-2026, e Professor Universitário. Formado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), especialista em Marketing Digital pela Faculdade UniBF, especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Faz parte do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Competência em Informação (GPCIn), da UFSC. Membro do grupo de pesquisa Alaye - Grupo de estudos e pesquisas em informação antirracista e sujeitos informacionais, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

Referências

ALMEIDA, Maria da Graça Gomes. A Competência em Informação e os desafios para a sua democratização. Logeion: Filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 144-156, mar./ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.21728/logeion.2023v9n2.p144-156. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6226/5823. Acesso em: 24 out. 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. O Plenário do Conselho Nacional de Saúde em sua Quinquagésima Nona Reunião Extraordinária, realizada nos dias 06 e 07 de abril de 2016, no uso de suas competências regimentais e atribuições conferidas pela Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, pela Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, pelo Decreto nº 5.839, de 11 de julho de 2006. Brasília, DF: Conselho Nacional de Saúde, 2016. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html. Acesso em: 24 out. 2024.

DE LUCCA, Djuli Machado; VITORINO, Elizete Vieira. A dimensão política da Competência em Informação. In: VITORINO, Elizete Vieira; DE LUCCA, Djuli Machado de (org.). As dimensões da Competência em Informação: técnica, estética, ética e política. Porto Velho: Edufro, 2020. p. 203-234. Disponível em: https://edufro.unir.br/uploads/08899242/Capas%206/As%20Dimensoes%20da%20Competencia%20em%20Informacao.pdf. Acesso em: 24 out. 2024.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1016/1071. Acesso em: 24 out. 2024.

FABEN, Alexandre; OLIVEIRA, Debora Santos de. A educação antirracista nos cursos de Biblioteconomia no Brasil: um panorama da região Sudeste. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 1-16, 2022. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1913. Acesso em: 24 out. 2024.

MATA, Marta Leandro da. Contribuições dos estudos acerca da competência em informação para a Ciência da Informação: uma análise a partir da produção científica do ENANCIB entre 2015 a 2019. Informação & Informação, Londrina, v. 26, n. 1, p. 232-263, jan./mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2021v26n1p232. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/40715. Acesso em: 24 out. 2024.

PELLEGRINI, Eliane; VITORINO, Elizete Vieira. A dimensão ética da Competência em Informação. In: VITORINO, Elizete Vieira; DE LUCCA, Djuli Machado de (org.). As dimensões da Competência em Informação: técnica, estética, ética e política. Porto Velho: Edufro, 2020. p. 149-202. Disponível em: https://edufro.unir.br/uploads/08899242/Capas%206/As%20Dimensoes%20da%20Competencia%20em%20Informacao.pdf. Acesso em: 24 out. 2024.

RÊ, Eduardo de; SIQUEIRA, Isabela Campos Vidigal Takahashi de; ROMUALDO, Julia Reis; VALENTIM, João Pedro de Faria; PAES, Leonardo Grabriel Reyes Alves da. A história dos direitos étnico-raciais. Politize, [s. l.], 2 jun. 2021. Disponível em: https://www.politize.com.br/equidade/historia-dos-direitos-etnico-raciais/. Acesso em: 12 out. 2024.

SILVA, Andréia Sousa da; LIMA, Graziela dos Santos. Construindo a visibilidade da cultura negra: ações socioeducativas para combater o racismo nos espaços informacionais. Revista ACB, Florianópolis, v. 24, n. 2, p. 333-344, abr./jun. 2019. Disponível em: http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1614/pdf. Acesso em: 8 fev. 2025.

SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da; GARCEZ, Dirnéle Carneiro; FEVRIER, Priscila Rufino; ALVES, Ana Paula Meneses. Justiça social e população negra: um olhar teórico-crítico para Competência em Informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 27, n. 2, p. 129-162, abr./jun. 2022. Disponível em: https://scielo.br/j/pci/a/xbtGJNqDyQM4kpyRtKCQ3fH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 out. 2024.

SILVA, Leyde Klebia Rodrigues da; BERNARDINO, Maria Cleide Rodrigues; SANTANA, Carolina de Souza. O ensino de Pós-graduação em Ciência da Informação da Região Nordeste na perspectiva da inclusão das temáticas étnico-raciais, gênero e diversidades. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 23., 2023. Anais [...]. Aracaju, SE: ENANCIB, 2023. Disponível em: https://ancib.org/enancib/index.php/enancib/xxxiiienancib/paper/viewFile/2058/1186. Acesso em: 8 fev. 2025.

SOUSA, Gleyce Kelly Alves; VALÉRIO, Erinaldo Dias; CAMPOS, Arthur Ferreira. Competência em Informação para a igualdade racial. Logeion: Filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 128-144, mar./ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.21728/logeion.2021v7n2.p128-144. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/5639/5236. Acesso em: 29 out. 2024.

VALÉRIO, Erinaldo Dias; CAMPOS, Arthur Ferreira; LOURENÇO, Alex; NOGUEIRA, Beatriz. Refletindo sobre a formação de pessoas bibliotecárias para a Competência em Informação no âmbito das relações étnico-raciais. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 26, n. 3, p. 1-13, n. esp., 2021. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1836/pdf. Acesso em: 29 out. 2024.

VALÉRIO, Erinaldo Dias; SANTOS, Raimunda Fernanda dos. O ensino das práticas de organização e tratamento da informação étnico-racial e sobre diversidade de gênero frente à formação do(a) bibliotecário(a). ConCI: Convergência em Ciência da Informação, São Cristovão, SE, v. 1, n. 2, ed. esp., p. 210-217, maio/ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10278. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/conci/article/view/10278/7875. Acesso em: 24 out. 2024.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 15. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

VITORINO, Elizete Vieira; PIANTOLA, Daniela. Competência em Informação: conceito, contexto, histórico e olhares para a Ciência da Informação. Florianópolis: Editora da UFSC, 2020.

ZATTAR, Marianna. Competência em Informação e desinfodemia no contexto da pandemia de convid-19. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v16i2.5391. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5391/5112. Acesso em: 24 out. 2024.

Downloads

Publicado

14-03-2025

Como Citar

VALÉRIO, E. D. .; CUNHA, Ísis T. da S. .; SANTANA, Édla B. de; SILVA, A. L. A. da. Desenvolvimento de competência em informação antirracista: perspectivas e desafios entre estudantes de Biblioteconomia e Gestão da Informação no Nordeste. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e38174, 2025. DOI: 10.21680/2447-0198.2025v9n1ID38174. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/38174. Acesso em: 16 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Competência em informação