Desenvolvimento de competência em informação antirracista
perspectivas e desafios entre estudantes de Biblioteconomia e Gestão da Informação no Nordeste
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-0198.2025v9n1ID38174Palavras-chave:
competência em informação, educação antirracista, questões raciaisResumo
A pesquisa explora o desenvolvimento da Competência em Informação Antirracista entre estudantes de graduação em Biblioteconomia e Gestão da Informação na região Nordeste do Brasil. Dada a relevância das questões raciais no contexto atual e as desigualdades persistentes, a promoção de uma educação informacional antirracista é vista como essencial para a construção de práticas profissionais éticas e inclusivas. No entanto, o tema ainda é relativamente novo nesses cursos, resultando em uma lacuna preocupante na literatura científica e nas práticas pedagógicas voltadas ao antirracismo. O estudo tem como objetivo geral analisar como esses estudantes desenvolvem habilidades críticas para lidar com informações étnico-raciais. Para isso, avalia os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) para verificar a inclusão de conteúdos étnico-raciais, investiga as percepções dos estudantes sobre o tema e examina como eles acessam, selecionam e avaliam essas informações. A pesquisa contribui para a formação de futuros profissionais conscientes e críticos, aptos a promover uma prática informacional mais equitativa e comprometida com a redução das desigualdades sociais.
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